No dia 24 de Novembro vai realizar-se no restaurante Os Queridos uma homenagem ao investigador Amado da Silva, falecido há dez anos e que foi uma referência da agricultura a nível nacional. No Oeste este técnico ficou conhecido pela ajuda que deu aos fruticultores, especialmente na produção de Pêra Rocha. A disponibilidade para ajudar quem a ele recorresse era um dos traços do seu comportamento.
O empresário Carlos Mendonça é um dos mentores da iniciativa e frisa que a homenagem não surge só porque Amado da Silva era um bom amigo. “Ele ainda hoje continua a influenciar uma série de gente que quer mudar o paradigma da agricultura e mostrar que a formação e a investigação devem ser retomados”, disse à Gazeta das Caldas.
Ligado à criação dos cursos de formação nesta área, Amado da Silva iniciou na Quinta de São João uma plantação de clones de Pêra Rocha para aperfeiçoar as resistências e capacidade de conservação deste fruto.
Mas há um outro lado deste investigador: a biodinâmica e a agricultura biológica, que trabalhou em Lamego, na Quinta de Silvares. O seu trabalho nestes campos é uma referência porque conseguiu criar pomares que, sem químicos, atingiam maior produção do que aqueles onde eram usados fitofármacos.
Segundo Carlos Mendonça, “actualmente abdicou-se da investigação pois o Ministério da Agricultura limita-se a fiscalizar projectos e a tratar da parte burocrática”. Há falta de meios humanos e a Quinta de São João, por exemplo, deixou de ser um espaço de investigação e foi arrendada a particulares.
Assim, na homenagem a Amado da Silva, além de lembrar o trabalho e o homem – que no 25 de Abril estava preso porque tinha lutado contra a ditadura na Acção Revolucionária Armada -, haverá discussão sobre temas ligados à agricultura.
A primeira apresentação será sobre os resultados do ensaio dos híbridos Casanova de Alcobaça, seguido de um ponto de situação dos clones de Pêra Rocha. Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, encerrará a sessão com o presidente da Câmara, Tinta Ferreira e o representante da Direcção Regional da Agricultura e das Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Paulo Monteiro.
As inscrições para esta iniciativa podem ser feitas até 17 de Novembro através do e-mail geral.coopsteco@sapo.pt ou dos tel. 919338186, 918622401 e 919986553.