Hospital das Caldas com bloco de partos fechado na passagem de ano

0
146
A adaptação dos espaços físicos, com áreas Covid e não Covid é uma das dificuldades do hospital das Caldas da Rainha

O serviço estará encerrado durante três dias pela passagem de ano, depois de ter encerrado também no Natal.

O bloco de partos do hospital das Caldas está encerrado entre as 8h00 de sexta-feira (30 de dezembro) e as 8h00 de 2 de janeiro de 2023. O encerramento deste bloco de parto, juntamente com os de Loures, Barreiro, Beja e Portimão, consta do plano, divulgado anteontem, pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o funcionamento das maternidades em Portugal durante a quadra festiva do Ano Novo.
Como alternativa, é pedido às grávidas e utentes com patologia ginecológica urgente que nestes dias se dirijam ao Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santarém, e que consultem o Portal do SNS para obter informação sobre as Unidades Hospitalares que estarão a funcionar nesses dias. Ainda de acordo com a administração do CHO, prevê-se que o Bloco de Partos esteja a funcionar com normalidade no dia 2 de janeiro de 2023.
O serviço de Obstetrícia do Hospital Distrital de Caldas da Rainha já esteve encerrado no dia de Natal, tendo retomado a atividade no início da semana, depois de passado o período natalício.
Em comunicado, a direção executiva do SNS refere que na primeira fase da operação “Nascer em segurança no SNS”, que decorreu no período do Natal, entre as 8h00 de sexta-feira passada e as 8h00 de segunda-feira, funcionaram ininterruptamente 29 blocos de parto, “tendo a rede do SNS assegurado uma resposta articulada a todas as utentes que recorreram aos serviços de saúde”. Na passagem de ano estarão a funcionar 33 blocos de parto de forma ininterrupta, a maioria dos quais no Norte do país. ■