Houve 14 roubos com violência nas Caldas em mês e meio

0
564

Desde 22 de Setembro até ao início de Novembro houve 14 roubos praticados com violência nas Caldas da Rainha, alegadamente feitos pelo mesmo grupo, cujos cinco elementos já estão identificados pela polícia.
Apesar da PSP das Caldas nunca ter divulgado nas suas notas de imprensa diárias a existência destes roubos na cidade, começou a circular através do facebook o relato de vários assaltos praticados por um grupo de indivíduos (quatro homens e uma mulher). As vítimas eram sobretudo alunos da ESAD.
Um dos relato, atribuído a Francisco Modesto cuja identidade a Gazeta das Caldas não conseguiu confirmar, refere que este foi assaltado na noite de 22 de Setembro, em frente ao Vivaci. “Não fui abordado com uma grande violência, mas levaram todo o dinheiro que tinha na minha carteira”, refere, adiantando que soube que nessa noite houve mais dois assaltos do género. “O segundo foi na entrada da praça dos bares [5 de Outubro] pelas mesmas pessoas mas o alvo foi a uma rapariga, que foi abordada de forma violenta, à qual foi espancada ficando com danos físicos claros no corpo”.
Segundo o mesmo relato, continuavam a acontecer outros roubos a estudantes na ESAD, alguns dos quais terão sido até perseguidos.
Só depois de termos questionado a PSP é que foi revelado o grande número de roubos que tem acontecido na cidade. Segundo a polícia, dois dos suspeitos já foram constituídos arguidos, mas continuam em liberdade.
“Os processos encontram-se em fase de inquérito na Esquadra de Investigação Criminal das Caldas da Rainha, continuando a PSP a realizar todas as diligências de recolha de prova e no sentido de poder, em breve, identificar e constituir arguidos outros suspeitos”, refere uma nota do comando de Leiria.
Um carro furtado a 5 de Novembro, no Bombarral, foi recuperado no mesmo dia. Várias peças de automóveis e ferramentas foram furtadas do interior de uma oficina no Bárrio (Alcobaça), a 6 de Novembro. No dia 7 foi assaltado um café em Ferrel, de onde levaram uma máquina de venda de tabaco.
Dois caçadores foram detidos pela GNR, a 9 de Novembro, na Serra do Bouro e em Carvalhal Benfeito, por estarem a caçar em terrenos não cinegéticos. Foram ainda apreendidas quatro armas de caça e vários cartuchos.
De 3 a 6 de Novembro a GNR das Caldas da Rainha registou 27 acidentes, dos quais resultaram 10 feridos dos ligeiros. Durante esse período foram testados 127 condutores, dos quais três tinham uma taxa de alcoolémia superior ao legalmente permitido. Foram ainda detidos dois condutores por condução de veículo sem habilitação legal.

Encontrado morto em estrada florestal

Um indivíduo de 23 anos foi levado às urgências do Hospital das Caldas, já morto, durante a madrugada de domingo, 9 de Novembro. O corpo foi transportado para o hospital por familiares da vítima e tinha sinais de agressões, pelo que os serviços médicos informaram a PSP do ocorrido.
Como há suspeitas de homicídio, o caso está agora a ser investigado pela Policia Judiciária de Leira, que já recolheu vestígios no local onde este foi encontrado pelos familiares. Estes disseram às autoridades que a vítima estava numa estrada florestal, perto de um posto de combustível na estrada da Foz.
Gazeta das Caldas tentou saber junto da PSP de onde era o indivíduo encontrado morto, mas o comando de Leiria escusou-se a prestar declarações sobre este caso à Gazeta das Caldas “tendo em conta que a investigação está a ser efectuada pela Polícia Judiciária”. Da Judiciária também não foi possível obter mais informações até ao fecho desta edição.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt