Idosos de Óbidos descobrem as vantagens dos jogos de consola

0
572

Durante o mês de Dezembro os utentes do Programa Melhor Idade e os jovens abrangidos pelo Programa Municipal de Incentivos à Juventude descobrem, em conjunto, as potencialidades da consola de jogos Wii. Esta iniciativa tem por objectivo familiarizar os seniores com esta tecnologia e permitir uma maior rentabilização deste recurso, adquirido para possibilitar o contacto dos idosos com os videojogos.
Vários jovens voluntários disponibilizaram-se para passar uma tarde em cada um dos 12 centros para dinamizar alguns workshops sobre como utilizar a consola.

De acordo com nota de imprensa da autarquia, o recurso a este tipo de equipamento tem tido um grande sucesso por toda a Europa, tendo a consola já sido adquirida por várias Instituições sociais. Segundo um estudo da universidade de Essex, na Grã-Bretanha, os jogos da Wii Fit, consola da Nintendo, podem melhorar o equilíbrio dos idosos e ajudá-los a evitar quedas, contribuindo também para o reforço da sua auto-estima. A Wii também tem sido um instrumento bastante utilizado por técnicos da área da fisioterapia.
O uso desta e de outras tecnologias mantêm os idosos activos, promovem a prática do exercício físico e mental, e contribuem para uma maior e melhor longevidade.
Entre os dias 26 e 29 de Dezembro, a iniciativa irá decorrer nos centros de convívio do Vau, Olho Marinho, Sobral da Lagoa e Usseira.