Infancoop quer ter certificado de qualidade

0
891
Crianças
Em dia de festa as crianças cantaram o hino da instituição
- publicidade -

A Infancoop comemorou 35 anos no passado dia 22 de Outubro. Esta cooperativa caldense é hoje uma Instituição com cerca 250 crianças e 40 colaboradores, divididas pela creche, jardim de infância e primeiro ciclo com ATL integrado.
O seu próximo passo será obter a certificação de qualidade, cujo processo já está a decorrer.

Música, espectáculos, exposições, jogos e um bolo de aniversário. Nada faltou para comemorar o aniversário da Infancoop. Em dia de festa, a direcção partilhou com as entidades convidadas alguns dos projectos futuros, como o da obtenção do certificado de qualidade, cujo processo já está a decorrer e que deverá estar concluído em Maio do 2011.
Mónica Batista, da direcção da cooperativa, explicou que esta certificação servirá de “inspiração, através da aplicação de padrões de conduta e de qualidade pedagógica” à actuação dos colaboradores desta instituição.

Com mais este passo no sentido da comprovação da qualidade dos serviços prestados, a Infancoop quer “conquistar a fidelidade” das famílias e manter uma imagem de “credibilidade e competência de forma a obter notoriedade e manter a instituição como uma referência na área da educação”, destacou a responsável.
Este ano a instituição abriu um centro de recursos, espaço internet, biblioteca escolar e laboratório de ciências para apoio ao primeiro ciclo.
Em dia de festa, os responsáveis pediram a colaboração das famílias e da comunidade na organização e financiamento dos eventos que organizam. Pedem ainda apoio com livros, filmes ou software educativo, material de laboratório e informático, com o objectivo de diversificar a oferta que têm disponível para as crianças.
Actualmente a lista de espera para a valência de creche (dos zero aos três anos) é de cerca de 120 crianças, o que leva a direcção da Infancoop a tentar reabrir o espaço Colmeia (na Rua Filinto Elísio, junto ao Bairro Azul) que durante anos albergou esta valência. O edifício necessita de obras de requalificação e já foi executado o projecto arquitectónico, aguardando neste momento financiamento das autoridades competentes para a sua concretização.
A cooperativa também já avançou com o projecto de construção de mais uma sala para o jardim-de-infância. No próximo ano será aberta uma nova sala de primeiro ano, concluindo os quatro anos de primeiro ciclo e consolidando esta valência que tem vindo a ganhar força no quadro educativo do concelho.
Presente na festa de aniversário da Infancoop, a vereadora Maria da Conceição Pereira lembrou os primeiros tempos desta instituição e destacou o trabalho de voluntariado que também lhe está associado.
Realçando a parceria que têm ao nível social, a autarca lembrou ainda que as Caldas é um dos poucos concelhos que consegue ter, além da cidade, uma instituição de solidariedade social em cada uma das suas freguesias.
O seu colega na vereação, Tinta Ferreira, também marcou presença na iniciativa para agradecer à instituição os serviços que tem prestado ao município, nomeadamente garantindo as refeições a 50 crianças que frequentam a escola do Bairro dos Arneiros.
Jorge Sobral, em representação do governo civil de Leiria, ofereceu uma medalha à instituição, que tem acompanhado há vários anos e pela qual diz nutrir um elevado “carinho e admiração”.
Também Lídia Semeão, a representante do director regional da Segurança Social de Leiria, a caracterizou como uma instituição de referência, que tem sabido encontrar alternativas sociais para as crianças. A responsável disse ainda que a Segurança Social não tem encontrado grandes recomendações para fazer a esta casa e que, quando as faz, estas são prontamente cumpridas.

- publicidade -