O ecógrafo permite que as crianças não tenham que sair para outros hospitais
O Clube de Golfe da Praia d’El Rey e o Lions Clube das Caldas da Rainha ofereceram um ecógrafo e sonda, respetivamente, ao serviço de Pediatria do hospital caldense. Este equipamento, com um valor total de 34 mil euros, permite a realização de consultas de cardiologia pediátrica sem que as crianças tenham de se deslocar para outros hospitais.
“Neste momento temos pouca disponibilidade de especialistas no hospital e sentimos a necessidade de alguns de nós iniciarem formação nesse tipo de exames, que nos ajuda quer na Urgência quer em consulta”, explicou a diretora do serviço, Luísa Preto, destacando a importância do aparelho. “Precisamos de mais experiência, mas estão reunidas agora as condições e vamos, seguramente, usar cada vez mais”, concretizou.
“Esperamos que não seja necessário usar para nenhuma criança, mas se o for, está cá”, referiu o antigo capitão do Clube de Golfe da Praia d’El Rey -PDR Captains Charity, Robert Walsh, durante a cerimónia, que decorreu a 29 de julho. Já José Nascimento, presidente do Lions Clube caldense partilhou o desafio que foi angariar a verba para a aquisição da sonda e deixou a disponibilidade para continuar a ajudar.
A presidente do Conselho de Administração da ULSO, Elsa Baião, destacou o apoio da comunidade, referindo que “este tipo de contributos acaba por ser sempre importante neste “mar” de necessidades que temos de investimento”. É também uma “forma de nos sentirmos acarinhados e dá-nos muita força para continuar este trabalho, que é cada vez mais desafiante num contexto de grande afluência de utentes”, concretizou.
A iniciativa Captain’s Charity realiza-se há vários anos e, na última década, angariou mais de 400 mil euros para apoiar várias instituições da região. ■