O Intermarché de Óbidos entregou na manhã do passado sábado, 1 de Agosto, cinco equipamentos de protecção individual (calça, dólman, sweatshirt, botas, capacetes, cógula e luvas) aos Bombeiros de Óbidos. Avaliados em 2100 euros cada, estes equipamentos de combate aos incêndios florestais garantem mais segurança do que as fardas tradicionais porque o material de que são feitos “permite ao bombeiro estar mais próximo dos incêndios, sem danificar os fatos e sem se ferir”, conforme explicou Carlos Silva, comandante do Corpo de Bombeiros, que definiu os equipamentos como “uma mais-valia” para a corporação obidense.
A entrega foi efectuada pela proprietária da loja do Intermarché de Óbidos, Tina Ribeiro, que ofereceu também uma palete com garrafas de água aos soldados da paz obidenses.
Nas instalações do Intermarché, onde se efectuou a entrega, os clientes, curiosos, foram parando para se aperceber do que se tratava esta cerimónia. Trata-se de uma iniciativa do grupo “Os Mosqueteiros” a nível nacional, em articulação com a Liga dos Bombeiros Portugueses e a TVI, designada “Juntos Vamos Equipar os Nossos Heróis”. Para contribuir, os clientes faziam o seu donativo através da compra de ímanes. No total, em todo o país, foram entregues 100 equipamentos. A loja de Óbidos foi sorteada com cinco deles, devido à grande participação dos seus clientes.
Rui Vargas, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos, também deixou uma palavra de agradecimento e reconhecimento “a quem sempre se disponibilizou para ajudar a nobre causa dos bombeiros voluntários”.
Actualmente os Bombeiros de Óbidos já têm, contando com estas, 28 fardas deste tipo, mas ainda não as distribuíram pelos seus homens porque ainda não têm uma para cada bombeiro, continuando à espera das 30 fardas que chegarão através da Oeste CIM.