Intervenção no Penedo Furado após queda de sedimentos

1
771
Gazeta das Caldas

DSC_0009A queda de partes do Penedo Furado, na semana passada, leva a Câmara das Caldas a ponderar uma intervenção de consolidação daquele monumento geológico.

De acordo com o vereador Hugo Oliveira, a autarquia pediu ao Laboratório Nacional de Engenharia  Civil (LNEC) a visita de um perito ao local a fim de dar indicações sobre o que é necessário ser feito. O autarca destaca que a erosão tem vindo a provocar o desgaste daquele monumento e que os ventos fortes que se fizeram sentir na semana passada poderão ter acentuado a queda de sedimentos.

Hugo Oliveira lembra que já em 2005 foi feita uma intervenção para a contenção do Penedo Furado.

- publicidade -

Localizado na margem norte da Lagoa de Óbidos, o Penedo Furado é um enorme rochedo com milhões de anos, onde a erosão fez uma abertura em forma de arco. Já em finais de 2012, um relatório técnico-científico do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) sobre o estado de conservação do Penedo Furado, na Foz do Arelho, recomendava obras de preservação do monumento geomorfológico, que vieram a ocorrer três anos depois.

O relatório do LNEC avançava com recomendações para a preservação do Penedo Furado com base em trabalhos de suporte provisório da zona mais fragilizada, a consolidação das superfícies, a eliminação das raízes infiltradas, o fechamento das aberturas, a regularização de toda a superfície intervencionada e a criação de barreiras de vegetação contra a acção do vento, referia a

Gazeta das Caldas.

- publicidade -