Caldense tem-se destacado no mundo da Ciência e é fascinada pelo subterrâneo
A caldense Ana Sofia Reboleira é a personalidade deste ano de 2023, para a redação da Gazeta das Caldas. A bióloga, entomóloga e espeleóloga é assim reconhecida pelos seus interessantes contributos científicos, marcados pelo estudo do mundo subterrâneo.
O mais recente contributo desta caldense foi mesmo a coordenação de um estudo internacional em que os resultados são um urgente alerta para os perigos que pairam atualmente sobre as maiores reservas de água doce disponíveis para consumo imediato, que são as águas subterrâneas e que agora são ameaçadas pelo aumento das temperaturas.
Mas antes deste estudo, já a investigadora se havia destacado a nível nacional e internacional, tendo Ana Sofia Reboleira, ao longo destes cerca de 20 anos de carreira, já descoberto um impressionante número de mais de 70 novas espécies e géneros (quatro no Oeste).
Atualmente, esta caldense é professora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e lidera o grupo de investigação em Ecologia Subterrânea no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais. Entre as experiências profissionais da agora personalidade do ano, contam-se, por exemplo, a de professora na Universidade de Copenhaga (Dinamarca), a de professora visitante na Universidadede MacQuarie, em Sidney (Austrália) e a de professora visitante convidada na conceituada Universidade de Harvard (Estados Unidos da América).
Formada na Universidade de Aveiro, a “Mulher das Cavernas”, como é carinhosamente tratada pelo seu fascínio pelo subterrâneo, é autora de mais de uma centena de publicações científicas e já coordenou vários projetos de investigação em diferentes latitudes. ■