Joaquim Casimiro, mais conhecido por Jack Casimiro, faleceu na passada sexta-feira no hospital das Caldas, vitima de doença súbita de que foi acometido na sua residência na Serra do Bouro. Na passada terça-feira foi celebrada uma missa e feita uma homenagem na Serra do Bouro e depois o seu corpo foi transportado para os Estados Unidos para ser sepultado junto da sua filha, falecida prematuramente em 2008.
Natural daquela localidade caldense e emigrante nos Estados Unidos desde a década de 60, era um benemérito para com a sua cidade natal.
Foi homenageado nas Caldas em Outubro de 2011, pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas com a medalha de mérito. “Joaquim Casimiro, além de ser um caldense ilustre, é uma personalidade marcante da nossa comunidade em New Jersey”, referiu na altura o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, dando nota da sua disponibilidade para ajudar das instituições de solidariedade tanto em Portugal como nos Estados Unidos.
“O secretário de Estado vir às Caldas da Rainha para me homenagear é uma honra muito grande”, disse na altura Joaquim Casimiro à Gazeta das Caldas.
Em 2002 foi homenageado pela Câmara das Caldas com a medalha de prata e, em 2005, recebeu em Newark o galardão de Man of the Year (Homem do Ano).
Gazeta das Caldas apresenta à família e à comunidade caldense dos Estados Unidos os sentidos pêsames.