Jazz na reabertura do Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho

0
384

Após dois anos encerrado devido à pandemia, o Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho abre portas amanhã, sexta-feira, pelas 21h30, com um espectáculo inserido na itinerância do Quarteto João Guimarães, de lançamento do novo álbum designado UM.
Este trabalho de João Guimarães foi editado em fevereiro de 2020, no Porto, e aos músicos que habitualmente compõem o quarteto – João Guimarães no saxofone, Eduardo Cardinho no Vibrafone, Francisco Brito no contrabaixo e Marcos Cavaleiro na bateria – juntaram-se Hermon Mehari no trompete, Travis Reuter na guitarra e Oscar Graça no Piano.
João Guimarães, o líder do grupo, músico, compositor e saxofonista é membro da Orquestra de Jazz de Matosinhos, do trio Hitchpop e fez parte da banda portuense Insert Coin, do Miguel Ângelo Quarteto, entre outros. Depois do seu primeiro trabalho como líder Zero, para octeto, e o Festival de Jazz de Guimarães em 2013, lança em 2020 o disco, UM. A tournée de lançamento teve início em abril, mas depois foi suspensa com a pandemia. Para retomar o trabalho, numa nova tour, em 2021 foi solicitado apoio ao programa do Ministério da Cultura, “Garantir Cultura” com o objetivo de levar a música ao público e aos espaços culturais menos centralizados, cultivando a apetência por este estilo através da música ao vivo. Depois das Caldas, no dia seguinte, o quarteto irá atuar em Arcozelo.
O Grupo de João Guimarães está presente em Portugal desde 2017, tendo sido apresentado em Coimbra, no Quebra- Costas, em Lisboa no Hot Club de Portugal, na Porta – Jazz no Porto e no Museu Bernardino Machado no Dia Internacional do Jazz 2019.
O Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho fica situado no Largo do Arraial, no centro da vila. ■