Joana Cruz apresenta “Escolhi Viver” na Biblioteca do Cadaval

0
171

Este sábado, 4 de fevereiro, pelas 15h00, a radialista Joana Cruz apresenta a sua obra “Escolhi Viver” na Biblioteca Municipal do Cadaval vai receber, atividade que assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

Foi em janeiro de 2021 que Joana Cruz anunciou publicamente que tinha sido diagnosticada com cancro da mama “triplo negativo agressivo”. Aí deu-se início a uma batalha de sete meses com várias sessões de quimioterapia e uma cirurgia, mas em agosto do mesmo ano, a locutora de 41 anos já tinha ultrapassado a doença e estava de volta ao seu trabalho na rádio, agora no “Café da Manhã” da RFM.

Desafiada pela editora Oficina do Livro, Joana Cruz decidiu relatar vários pormenores destes meses de luta. As adversidades e as mudanças de hábitos, mas também a leveza e coragem com que encarou a doença são alguns dos pontos abordados pela radialista na sua obra. A locutora diz mesmo esperar que este livro faça com que alguém que atravesse um processo semelhante sinta que não está sozinho.

Nascida em Lisboa, Joana Cruz soube desde tenra idade que era uma apaixonada pela comunicação e pelas artes. Ingressou na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa onde frequentou o curso de Comunicação Social, mas nesse mesmo ano também entrou no Conservatório Nacional de Teatro, outra grande paixão sua, mas acabou por desistir do teatro para se dedicar exclusivamente à comunicação.

Na sua licenciatura, desde cedo que sentiu uma especial atração pela rádio e pela televisão e no decorrer do seu segundo ano, em 1998, concorreu a um anúncio de emprego que procurava jovens locutores para abrir uma nova rádio, a Mega FM (atual Mega Hits), onde foi uma das seis selecionadas. Esse foi o início de uma carreira radiofónica que se aproxima dos 25 anos. No entanto, também a televisão já fez parte do percurso profissional de Joana Cruz, com passagens pela SIC e TVI, nos programas “Êxtase”, entre 2002 e 2008, e no “Caia Quem Caia” (CQC) em 2009 e 2010, respetivamente.