Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 2:58
- publicidade -
InícioSociedadeJoão Almeida é a personalidade do ano

João Almeida é a personalidade do ano

-

Ciclista de A-dos-Francos teve a sua melhor época de sempre com três vitórias em voltas de uma semana e o segundo lugar na Volta à Espanha

A temporada de exceção de João Almeida ao serviço da UAE Emirates XRG justifica para a redação da Gazeta das Caldas a escolha do ciclista caldense como personalidade em destaque na região no ano de 2025. João Almeida já vinha a colecionar resultados de topo ao longo da sua carreira, mas no ano que agora termina aumentou o andamento e conseguiu feitos de registo não só para o ciclismo português, mas também no plano internacional.

A temporada começou a ganhar forma nas corridas de uma semana, com uma exibição impressionante na Volta ao País Basco, onde Almeida não só venceu a classificação geral, como dominou com autoridade nas etapas decisivas.

Em maio, João Almeida prosseguiu a série de performances de elite ao conquistar a Volta à Romandia. Já no verão, brilhou na Volta à Suíça, uma das competições mais exigentes fora das grandes voltas. Numa corrida exigente em que teve que recuperar de uma desvantagem superior a três minutos na segunda etapa, João Almeida foi avassalador na montanha com três vitórias e dois segundos lugares para vencer com mais de um minuto, numa exibição tremenda antes da Volta à França.

As três vitórias em provas de uma semana do World Tour foram um feito inédito no ciclismo português e partilhado com apenas mais dois ciclistas: Sean Kelly (1984) e Bradley Wiggins (2012). A este feito juntou ainda uma vitória de etapa na mítica Paris-Nice.

Na Volta à França, na qual se estava a revelar importante para o líder da equipa, Tadej Pogacar, o “Bota Lume” teve o seu revés da temporada: abandonou após uma queda que lhe provocou a fratura de uma costela.

Acabaria, no entanto, por recuperar em pleno a tempo de voltar a brilhar na Volta à Espanha. Ao longo de três semanas de competição intensa com o dinamarquês Jonas Vingegaard, o ciclista português nunca perdeu o seu lugar entre os protagonistas da geral. Venceu com o segundo melhor tempo de sempre na temida escalada ao Alto de l’Angliru. Seria segundo na Vuelta, igualando Joaquim Agostinho com o melhor resultado de um português em grandes voltas.

O desempenho colocou João Almeida como o quinto melhor ciclista de estrada do ano, a melhor classificação de um português.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.