Jogo angariou fundos para os Bombeiros

0
225
Mentoras da iniciativa gostavam que comunidade portuguesa se envolvesse

Iniciativa solidária permitiu reunir mais de 730 euros e bens, como águas, barras energéticas e pomadas

Na soalheira tarde de domingo, no Complexo Desportivo das Caldas, cerca de 60 pessoas encontram-se para jogar uma partida de rounders, um desporto parecido com basebol.
Encontramos ingleses, escoceses, belgas, franceses, portugueses, entre outras nacionalidades, todos num salutar convívio. Divididos em quatro equipas, os participantes têm idades muito diversas e também níveis de conhecimento do jogo diferentes. Mas todos se divertem a contribuir para uma boa causa.
Numa tarde este grupo conseguiu angariar um total de 730 euros e também uma quantidade considerável de bens, nomeadamente, água, barras energéticas e pomadas para queimaduras, entre outros. Tanto os bens como o valor monetário serão agora distribuídos pelos Soldados da Paz das Caldas e de Óbidos, ajudando assim aqueles que estão sempre prontos e disponíveis para ajudar.
A iniciativa foi organizada pela equipa de netball, Silver Coast Sirens, uma equipa feminina criada em 2018 em Óbidos. São, regularmente, 15 jogadoras, estrangeiras, que se encontram às quintas-feiras à noite na Associação Recreativa e Cultural Amigos da Capeleira e Navalha para jogar. “Temos uma jovem de 14 anos a jogar e a pessoa mais experiente tem 73 anos”, conta Rebecca Pemble. “Vamos organizar o nosso torneio, com equipas de todo o país a virem jogar a Óbidos, em novembro”.
A equipa de rounders surgiu porque o campeonato de netball é interrompido durante o verão. “Nessa época temos amigos e familiares a virem ter connosco para passar férias e é bom porque podem jogar connosco, então começámos a jogar todos os meses, junto à muralha do castelo de Óbidos”.
Já no último ano a equipa de netball tinha angariado fundos para associações locais com um torneio de netball. Agora o objetivo passava por incluir a comunidade. ■