Jogos tradicionais e folclore animam Nazaré no fim-de-semana de Páscoa

0
527

A partir de hoje, 22 de Abril e até ao próximo domingo, dia 24, a autarquia nazarena divulga a cultura local com mais uma edição do “Brincar é Tradicional”, que nos últimos anos tem divertido nazarenos e visitantes com alguns dos jogos outrora praticados na vila piscatória. Às brincadeiras junta-se o folclore, numa iniciativa que quer incentivar a vivência de rua que sempre marcou as gentes locais e que tem entrada livre.
Saltar à corda, jogar à banca, ao pião ou ao cântaro, são alguns desafios lançados nesta Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa a quem passar pela marginal nazarena, que estará fechada ao trânsito. Brincadeiras para experimentar junto ao Posto de Turismo, onde é disponibilizado o material para cada jogo, entre as 15h00 e as 18h00.
Já amanhã, sábado, o Rancho Tá-Mar da Nazaré realiza o seu XXIV Festival de Folclore. Uma festa que conta com as participações dos ranchos folclóricos
da Casa do Povo de Barqueiros (Alto Douro), Alcanhões (Ribatejo), Paredes (Douro) e Tavira (Algarve). Pelas 15h00 tem início o desfile etnográfico pelas ruas da vila, com destino à Praça Sousa Oliveira onde decorrem as actuações. No domingo o folclore fica a cargo do Rancho Tá-Mar Infantil, que actua pelas 16h00 na Praça Sousa Oliveira.
Neste programa de animação de Páscoa não foi esquecida a tradição da pesca. No areal nazareno vão estar expostas algumas embarcações antigas de pesca tradicional, como as do candil e da xávega. Embarcações recuperadas através de um protocolo entre a autarquia e o Museu Dr. Joaquim Manso e que são testemunho da Nazaré piscatória de outros tempos, quando não havia porto de abrigo e a praia era palco de algumas das actividades de pesca, sempre em estreito contacto com a população.

Joana Fialho

[email protected]