Jogos tradicionais e folclore animam ruas da Nazaré

0
492

Neste fim-de-semana de Páscoa, a Câmara da Nazaré promete muita animação nas ruas da vila piscatória, para “dar a conhecer aos visitantes alguns dos principais aspectos da etnografia local, intimamente ligada ao mar e ao areal da praia, bem como preservar as memórias destas tradições entre as gerações mais novas de nazarenos”.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a autarquia promove diversos jogos tradicionais e brincadeiras que eram habituais noutros tempos, recuperando a vivência de rua que sempre foi uma característica das gentes da Nazaré. Hoje, Sexta-Feira Santa, e no domingo de Páscoa, parte da marginal da vila vai fechar ao trânsito para que grandes e pequenos se possam juntar e jogar ao pião, ao cântaro ou à banca. A actividade “Brincar é Tradicional” decorre junto ao Posto de Turismo entre as 15h00 e as 18h00.
Amanhã, dia 7 de Abril, o Rancho Tá-Mar da Nazaré realiza o seu XXV Festival de Folclore. A partir das 15h00 há desfile etnográfico até à Praça Sousa Oliveira, onde se seguem as actuações dos grupos participantes. Além do grupo anfitrião, o festival conta com os ranchos folclóricos de Montargil (Alentejo), Cernache Bonjardim (Templários), Romeira (Ribatejo), Gulpilhares (Douro Litoral Centro).
No domingo há ainda um concerto de Páscoa com a Banda da Associação Filarmónica da Nazaré.

J.F.