José Soares homenageado na Nazaré

0
229

No dia 24 de maio de 2022, dia em que o nazareno José Soares completou 100 anos de vida, a Biblioteca Municipal prestou-lhe homenagem, atribuindo àquele equipamento o nome deste autor que ao longo da vida tem produzido várias obras dedicadas à sua terra.

“O percurso de José Soares da Conceição justifica esta singela homenagem” disse Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré.

Nascido em 1922, estreou-se na escrita em 1960 com a publicação da obra “Ventania”. “Teve, também, uma breve incursão pela pintura de cariz experimental, de que resultaram alguns trabalhos, a maior parte desconhecida do público”, refere a Câmara através de nota publicada no seu site.

“José Soares é, para todos nazarenos, um exemplo de dedicação à cultura, à promoção da mesma, e acima de tudo à pesquisa, rebuscando no passado as histórias”, disse Manuel Sequeira, vice-presidente e vereador com o pelouro da Cultura, sobre o homenageado que se distingue “pelas várias batalhas que travou em prol da nossa comunidade, na preservação da sua identidade, da sua cultura.”

Manuel Sequeira concluiu a sua intervenção referindo que a cerimónia do dia “é um singelo ato de gratidão a quem tão dignamente o soube merecer, a quem reconhecemos como uma das maiores figuras da cultura do nosso concelho”.

O homenageado agradeceu a presença de todos numa sessão “de cariz cívico e cultural de atribuição do nome de um munícipe à Biblioteca Municipal da Nazaré”, sublinhando que “não tinha como recusar”. Significado ético da proposta, agora, concretizada, foi também sublinhado por José Soares que contemplou “um cidadão apenas pelo amor que dedica à sua terra”.