Jovens: ajudem o Estado a gastar meio milhão de euros!

0
692

Hoje, 29 de Junho, a partir das 18h00, realiza-se uma sessão de apresentação e esclarecimento do Orçamento Participativo Jovem Portugal no Centro da Juventude das Caldas.

O OPJP é uma ferramenta que foi lançada pelo Governo este ano e que desafia cidadãos entre os 14 e os 30 anos a apresentar propostas até 100 mil euros.
No total o Estado disponibiliza meio milhão de euros para este orçamento participativo, deixando nas mãos destes cidadãos a decisão sobre onde deve ser gasto.
O que o Governo pretende é que os jovens priorizem o que lhes faz mais falta e que participem nas decisões, aproximando-os do poder político.
As propostas não podem implicar a construção de infraestruturas e têm de se inserir numa de quatro áreas: desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade ambiental.
As propostas podem ser apresentadas online, nas sessões de apresentação ou nos serviços descentrados do IPDJ, até 29 de Julho.
Todas as informações estão disponíveis no site: www.opjovem.gov.pt.
Para ontem estava previsto o início da votação dos Orçamentos Participativos das Caldas (o normal e o jovem). A calendarização apontava a quarta-feira, 27 de Junho – já depois do fecho desta edição -, como data de divulgação da lista definitiva das propostas a votação, que está aberta até 28 de Setembro.