Um donativo de 2.444,54 euros foi o resultado final do projecto “Ajudar é Viver”, dinamizado pelo grupo de jovens finalistas da Escola Secundária Raul Proença a favor do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor. Esta acção, que começou no início do ano, teve também por objectivo divulgar e sensibilizar a população para a acção daquela instituição, através da realização de diversos eventos e espectáculos.
No passado dia 4 de Junho realizou-se, nos Pimpões, o evento de encerramento do projecto, que contou com a participação do Grupo AmpliArte (grupo de teatro do CEERDL), dos finalistas da última edição do concurso “Agarra a Música”, do dançarino de hip-hop Kássimo Saieg e o acordenista Rúben Tavares.
No final o grupo – composto por Alexiane Fernandes, Andreia Mendes, Irina Istrati, João Malaquias, João Pedro e Susana Silva – fez um balanço bastante positivo do projecto, destacando que foi “uma óptima forma de terminar o ensino secundário”.
Este espectáculo final pretendeu mostrar o projecto aos professores e à comunidade. “Foi feito um filme do grupo que mostra todas as actividades que desenvolvemos com o centro desde o início do ano”, conta Andreia Mendes, recordando as festas de animação, a exposição que promoveram no Vivaci e a campanha do Pirilampo Mágico.
Os jovens passaram grande parte do seu tempo livre nas instalações do CEERDL, em contacto com os seus utentes, com quem dinamizavam actividades. “No início do ano chegávamos a ir três a quatro vezes por semana, mas agora com os trabalhos e testes não podemos ir tantas vezes quantas queríamos”, salientou Alexiane Fernandes, destacando a realização pessoal que este projecto lhe permitiu.
A terminar o ensino secundário, alguns dos elementos do grupo pretendem prosseguir formação na área do serviço social. “A nossa acção acaba aqui, mas a ligação com o CEERDL vai continuar”, garantem os jovens que fizeram muitos amigos naquela instituição.