Jovens participam em intercâmbio em Peniche

0
365

A Associação Juvenil de Peniche (AJP) dinamizou, entre os dias 1 e 8 de abril, um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de 12 jovens, vindos de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos. Cofinanciado pelo programa Erasmus+, este encontro proporcionou uma experiência “única aos participantes, permitindo-lhes o desenvolvimento de novas competências pessoais e sociais, bem como o conhecimento de diferentes culturas e estilos de vida”, explica a AJP. Ao longo da semana, os jovens participaram em atividades baseadas nos princípios da educação não formal, como debates informais, partilha de experiências e culturas, bem como apresentações dinâmicas. “Através da interação e partilha, os participantes aprenderam a valorizar a diversidade cultural e a importância da tolerância”, destaca a associação. Organizações locais apoiaram as iniciativas, como foi o caso da Ocean Patrol, que disponibilizou material adequado para a recolha de lixo na Praia do Portinho da Areia Sul, e o Peniche Surfing Clube forneceu pranchas e fatos de surf para uma aula de surf. A Associação Recreativa e Cultural Desportiva Penichense recebeu os participantes para a criação de um mural sobre sustentabilidade, utilizando o lixo recolhido na praia.
Este intercâmbio promoveu a “conscientização sobre a importância da sustentabilidade, mas também fortaleceu os laços entre os jovens participantes, incentivando a colaboração e o entendimento mútuo”, concretiza a associação, que conta com um já longo historial no que se refere a intercâmbios internacionais com jovens.
Criada em 1990, a AJP dinamiza também projetos culturais e ambientais, animação e eventos, aulas de línguas e possui um Centro de Atividades de Tempos Livres. ■