A Just a Change voltou com mais um Camp In, entre 4 e 18 de agosto, reabilitando casas para famílias carenciadas
Trinta e um jovens voluntários, com formação em áreas tão diversas como Arquitetura, Medicina, Engenharia informática, Engenharia biomédica ou Gestão, estiveram em campo, intervindo em cinco casas e impactando a vida de sete pessoas. As intervenções ocorreram em casas localizadas nas localidades de Carregal, Vau, Olho Marinho, Amoreira e Usseira, sendo que duas delas “foram muito complexas”, incluindo a construção de uma casa de banho de raiz e a renovação total das casas de banho de outras duas casas, explicou Constança Dias, da associação Just a Change, à Gazeta das Caldas.
O orçamento total para a reabilitação destas cinco foi de 81 mil euros, cujo financiamento foi dividido entre a autarquia de Óbidos (70 mil euros), a Fundação Barzilai (10 mil euros), e o fundo interno do Just a Change (1000 euros) . A associação que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional conta, este ano, com a participação de cerca de 1200 voluntários independentes. Neste momento, encontram-se a reabilitar 15 casas, em quatro projetos Camp In (Tomar, Alandroal, Tondela e Famalicão), que integram um total de 103 casas, em 24 municípios, que pretendem reabilitar durante o ano de 2024.
Este ano assinala a 8ª edição da iniciativa em Óbidos. Desde o início do projeto em 2016, já foram reabilitadas 33 habitações no concelho, incluindo as recuperadas este ano. As intervenções foram realizadas nas freguesias de A-dos-Negros (4), Amoreira (2), Gaeiras (1), Olho Marinho (5), Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa (12), Usseira (2) e Vau (7). A parceria com o município de Óbidos visa a reabilitação de casas no concelho, com o Serviço de Coesão Social a cargo da sinalização e avaliação das condições socioeconómicas das famílias. O objetivo é também envolver a comunidade, com a colaboração ativa das Juntas de Freguesia, das IPSS e dos próprios beneficiários, refere a autarquia.
O executivo municipal visitou as habitações em reabilitação a 14 de agosto. O presidente da Câmara, Filipe Daniel, agradeceu aos jovens voluntários por abdicarem das suas férias e do tempo com amigos e família para se dedicarem a uma causa nobre, ao passo que o vereador responsável pelo pelouro da Coesão Social, José Pereira, destacou a evolução e modernidade dos materiais aplicados, em particular a qualidade do isolamento e a eficiência térmica. ■