A Associação de Jovens Voluntários das Gaeiras (JVG) lidera o projecto Communities Communication (Comm.Comm), que arranca a 1 de Julho e envolve organizações também da Espanha, Grécia, Roménia e Estónia.
Este projecto, financiado pelo programa Erasmus +, pretende potenciar o conhecimento e investigação na área da utilização de novas tecnologias como ferramentas de comunicação intra-comunitária em zonas de baixa densidade populacional.
Uma análise ao território mostrou a necessidade de promover a literacia digital e criar pontes de entendimento entre gerações. É ainda necessário facilitar a ligação entre as instituições locais e os jovens que, “ainda que tendo acesso a informação, enfrentam dificuldades de interpretação e análise”, refere Ricardo Duque, da JVG.
O mesmo responsável diz que apenas 65% dos portugueses utilizam a internet regularmente e que mais de um quarto da população nacional (28%) nunca a utilizou. Pretendem, com esta parceria, criar uma linguagem comum e uma ponte de entendimento dentro de cada comunidade, fortalecendo-a.
O projecto terá uma duração de 24 meses e conta com um orçamento superior a 80 mil euros.
De acordo com a organização, o projecto tem um “potencial impacto indirecto em mais de 120 milhões de pessoas e um impacto directo mínimo em pelo menos 2.000 jovens em comunidades locais de baixa densidade populacional”.
Para além da de Jovens Voluntários de Gaeiras, participam as associações Diagonal España (Espanha), POLI.ANA (Grécia), Asociatia CFPC Constanta (Roménia) e MTÜ Islander (Estónia).