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Esta a ser desenvolvido na Junta de Freguesia da Foz do Arelho um projecto-piloto que disponibiliza a marcação de consultas médicas e pedido de medicação pela Internet, e que tem também como objectivo aumentar o número de utentes inscritos no Portal da Saúde.
“O nosso objectivo é ajudar os utentes, especialmente a população mais idosa, que não tem conhecimentos de informática nem acesso à internet”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Horta, acrescentando que esta irá funcionar como um “veículo de transmissão”, evitando muitas deslocações à extensão de saúde.
De acordo com o autarca, os idosos já costumam deslocar-se à Junta de Freguesia para receber a reforma ou tratar de outros assuntos e acabam por pedir também os medicamentos que necessitam e que já foram previamente acordados com o seu médico. Para além disso, a Junta está aberta durante cinco dias da semana e oferece uma maior disponibilidade de horário para os utentes do que a extensão de saúde, que apenas funciona três dias por semana.
Actualmente existem 1300 utentes inscritos na unidade da Foz, dos quais uma grande percentagem são idosos.
Este projecto é desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e tem também como objectivo aumentar o número de inscritos no Portal da Saúde, de modo a possibilitar que a informação clínica seja partilhada. O portal, que se encontra a funcionar desde o ano passado, permite aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) inscreverem dados de saúde, medicação, alergias e contactos dos familiares a avisar em caso de emergência.
Através deste processo, a história clínica de um paciente está disponível nas várias instituições de saúde evitando-se assim a duplicação de exames ou a prescrição de receituário que não está de acordo com o habitualmente usado pelo doente.
“Esta partilha de informação é muito importante em termos de racionalização e melhoria de cuidados”, explicou a directora do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACESON), Alexandra Borges.
No entanto, e apesar de estar a funcionar há um ano, esta plataforma informática apenas abrange “cerca de 3,5% dos utentes inscritos no SNS”, o que leva a responsável a acreditar neste projecto-piloto, como uma forma de chegar mais perto dos utentes e, desta forma, poderem aumentar o número de inscritos.
“A ideia é conseguir ter parcerias com outras juntas e abranger todos os utentes dos 32 pólos (centros de saúde, unidades de saúde familiar e extensões de saúde) da área do ACES Oeste Norte”, explicou Alexandra Borges.
Estão a ser também criados embaixadores em cada um dos concelhos dos ACESON com o objectivo de ajudar a divulgar a informação e foram já distribuídos 50 mil folhetos informativos pela área de abrangência do agrupamento, informou Celeste Vieira, responsável do Gabinete do Cidadão.
Fátima Ferreira
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