Junta da Benedita prepara projeto para requalificar Fonte da Senhora

0
117
Considerado o grande “pulmão” da freguesia, a Fonte da Senhora é um espaço mítico para os beneditenses

Espaço verde pode ganhar novo impulso com requalificação projetada pela autarquia

A junta da Benedita pretende requalificar a Fonte da Senhora, mas o projeto ainda não passou do papel e será ainda analisado numa das próximas reuniões da assembleia de freguesia.
Segundo a presidente da junta, a intervenção naquele que é o verdadeiro “pulmão” da freguesia consiste num projeto “minimalista”, virado para a “conservação da natureza no local e o reforço de acessos e condições de segurança, além da requalificação da própria fonte”.
Maria de Lurdes Pedro afiança que o objetivo é que a população “passe a desfrutar de forma mais efetiva” do grande pulmão da freguesia, para além dos trilhos que passam naquele local. “Queremos que seja possível que os beneditenses usufruam do espaço, seja no verão ou no inverno, para além dos trilhos que já estão marcados”, frisa a autarca, referindo-se à Rota da Água e à Rota da da Biodiversidade, frisa a autarca, que valoriza o apoio da câmara de Alcobaça para a concretização da intervenção.
As origens da chamada Fonte da Senhora dividem os historiadores e investigadores, havendo, aliás, diversas versões para o chamado milagre do aparecimento de Nossa Senhora às duas filhas do lavrador Aleixo. Foi a este homem, que também era construtor, que assegurou a construção da igreja da localidade que viria a ser o que hoje conhecemos por Benedita, nome que tinha dado a uma das suas filhas. ■