Kidicaldas atraiu 150 ciclistas na manhã de domingo

0
261

Iniciativa global promoveu utilização da bicicleta como meio de transporte na cidade

Ainda não eram 10h00 de domingo e no parque de estacionamento da Expoeste já se ouvia o tilintar das campainhas das bicicletas. Os ciclistas foram chegando, de todas as idades, com os mais variados tipos de bicicletas, para participar no Kidicaldas. Foram cerca de 150 as pessoas que se juntaram à iniciativa, com forte participação de crianças e jovens, cumprindo em pleno a missão de promover o uso de bicicleta entre os mais novos como meio de transporte na cidade.
Luís Vieira foi um dos principais promotores desta iniciativa, que se juntou ao Kidical Mass (movimento que aponta as crianças como massa crítica do futuro) e que teve lugar no passado fim de semana em cerca de 200 cidades de todo o mundo. Nas Caldas, Luís Vieira juntou as associações de pais, mães e encarregados de educação dos três agrupamentos de escolas. “O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de termos uma cidade pensada para as crianças e que estas são livres de brincar, de andar a pé ou de bicicleta pela cidade”, descreve.
A adesão à iniciativa deixa o organizador esperançado quanto à força da mensagem que quis passar. “Só reforça a necessidade de voltarmos a investir a sério nesta temática”, reforça. Luís Vieira realça que nas Caldas já se promove “muito bem” a bicicleta como modalidade desportiva, “o que é muito meritório”, mas há trabalho a fazer quanto à utilização da bicicleta como meio de transporte. “Tenho sobrinhos e quando lhes damos a oportunidade de andar de bicicleta pela cidade, eles adoram”, afirma Luís Vieira, que aponta benefícios em termos de saúde física e mental, mas também ao nível da forma como a bicicleta permite aos jovens experienciar o espaço público de uma forma diferente e criar um maior sentimento de comunidade.
Uma das particularidades do percurso pensado para este passeio de bicicleta pela cidade foi encorajar os jovens a usar este meio de transporte para se deslocarem para a escola, passando por várias escolas da cidade. Junto aos estabelecimentos foram tocadas as campainhas, também para alertar para a necessidade de criar condições junto das escolas para a utilização da bicicleta.
Luís Vieira acredita que Caldas da Rainha tem potencial para ser uma cidade onde a bicicleta se assuma como um meio de transporte importante. “Acima de tudo o potencial existe. A primeira regra na utilização da bicicleta por crianças no espaço público não é a existência de ciclovias, ao contrário do que muita gente pensa. Se queremos que as nossas crianças andem na estrada, então o que temos que fazer é ter uma infraestrutura que convide a que as velocidades praticadas por todos sejam compatíveis”, considera.
De resto, a cidade tem condições naturais que favorecem o uso da bicicleta, até porque, excluindo a zona da Encosta do Sol, “não existem muitos desníveis”, descreve.
Ver tantas crianças e jovens a participar nesta iniciativa foi um motivo de satisfação e deixa Luís Vieira confiante para o futuro. “A chave do sucesso foi, realmente, tentar fazer isto, desde o início, com as associações de pais. Houve uma clara dinâmica de cocriação”, salienta. E é esta cooperação que, acredita, vai fazer a palavra passar mais depressa e de forma mais eficiente. “Penso que falo por todos quando digo que sentimos que esta dinâmica veio para ficar e, que provavelmente não será o único passeio de crianças em bicicleta pela cidade”, concluiu. ■