Lançada coleção dedicada à rainha D. Leonor

0
321
Mariana Sampaio ofereceu uma travessa desta coleção aos responsáveis do município das Caldas da Rainha
- publicidade -

A artista plástica Mariana Sampaio criou uma coleção dedicada à rainha, que foi apresentada no sábado, 14 de maio, na Loja do Sr. Jacinto

Uma travessa em porcelana, decorada com um decalque, feito a partir de uma ilustração, pintada à mão a tinta-da-china, é a principal peça da coleção “Rainha D. Leonor”, apresentada no passado sábado, 14 de maio, na Loja do Sr. Jacinto, em pleno coração comercial da cidade.
Familiares e amigos da autora desta coleção, Mariana Sampaio, reuniram-se na apresentação, na qual foi possível conhecer com detalhe as travessas, canecas, ilustrações e os postais que integram esta proposta artística que tem como mote central a Rainha D. Leonor, a fundadora da localidade.
Presente na sessão de apresentação, o presidente da Câmara das Caldas afirmou que a autarquia “enche-se de orgulho de haver, neste 15 de maio, tantas iniciativas levada a cabo pela sociedade civil”.
Vítor Marques agradeceu à artista o facto de ter desenvolvido uma coleção sobre a fundadora da terra caldense.
Mariana Sampaio começou a desenvolver esta coleção ainda antes da pandemia.
Além da Rainha D. Leonor, na travessa estão representados alguns edifícios históricos das Caldas como a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, o Balneário Termal e ainda um dos pavilhões do Parque. Só há 25 exemplares – numeradas e assinadas – desta peça, que é dedicada àquela monarca e que para a autora “foi provavelmente uma das primeiras empreendedoras portuguesas, além de ter sido uma autêntica visionária”.
Com a apresentação desta coleção, a artista plástica, formada na ESAD, pretendeu também homenagear a rainha a quem se deve “o desenvolvimento social do século XV com a criação do primeiro hospital termal do mundo para benefício do povo”.
Nesta sessão de apresentação, a artista ofereceu uma das travessas aos responsáveis da autarquia, ao presidente e à vereadora da Cultura, Conceição Henriques.
Mariana Sampaio, que quis fazer o lançamento das peças no dia em que se assinala o Dia da Cidade, juntou então à travessa, 12 serigrafias da ilustração original que são também assinadas e numeradas.
Esta nova coleção integra também canecas e postais que também reproduzem o desenho original com o qual a autora decorou a travessa.
Entre os próximos projetos desta autora conta-se a coordenação de workshops de azulejaria portuguesa nos EUA.
A artista plástica, que vive entre as cidades das Caldas da Rainha e Santarém, vai ensinar pintura tradicional em azulejos em Portland (Oregon), nos Estados Unidos da América.
Recentemente Mariana Sampaio foi também convidada para dar formação de pintura em azulejo a artesãos de Rio Grande do Sul (Brasil).
Formadora no Cencal e também noutras escolas, a artista ainda coordena workshops em parceria com a empresa Teresa Vai de Férias, onde ensina grupos de portugueses e também de estrangeiros a executar painéis e placas toponímicas.
As peças desta nova coleção que se dedica à “Rainha D. Leonor” estão à venda na Loja do Sr. Jacinto, que fica na Rua Miguel Bombarda e também podem ser compradas online através do Mariana Sampaio Studio. ■

- publicidade -