Lançado prémio Presidente Carlos Bernardes

0
478

A ERP Portugal e a Novo Verde (entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos) lançaram, em parceria com a OesteCIM, o Prémio Presidente Carlos Bernardes, em memória do antigo autarca de Torres Vedras e ao trabalho que realizou ao nível da educação e sensibilização ambiental.
O prémio faz parte do programa “Planeta da Transformação no Oeste”, iniciado em 2018, junto dos mais de 4.000 alunos do 4º ano de escolaridade, com o objetivo de promover práticas sustentáveis através de ações de sensibilização ambiental e distribuição gratuita de kits sobre a importância e as vantagens da economia circular, explica a Comunidade Intermunicipal do Oeste.
No âmbito deste projeto estão previstas atividades pedagógicas e educativas já no início do próximo ano, dirigidas às escolas do ensino básico dos 12 municípios, em formato digital e centralizadas na plataforma Academia do Oeste, onde estarão disponíveis diversas ferramentas e onde decorrerão webinars temáticos, em parceria com as entidades envolvidas.
Para além da componente da sensibilização, e no contexto de combate às alterações climáticas e ao insucesso escolar, os alunos serão desafiados a construir soluções para a entrega seletiva de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e embalagens em fim de vida, utilizando materiais reutilizados. Os trabalhos vencedores receberão o Prémio Presidente Carlos Bernardes, composto por 120 tablets a oferecer aos alunos autores dos trabalhos vencedores (10 alunos por município). Serão também reconhecidos os municípios, as escolas e os professores dos alunos participantes.
Pedro Folgado, presidente da OesteCIM destaca a “importância de levar o tema da economia circular aos mais novos”. ■

- publicidade -