
O caldense Américo Barros, de 78 anos, que durante o Mercado Medieval de Óbidos, interpreta a figura de leproso, reuniu todas as esmolas que angariou durante o evento e ofereceu-as aos bombeiros de Óbidos. No total foram 25 quilos em moedas, correspondentes a cerca de mil euros, os donativos recolhidos durante os 16 dias do certame.
Há vários anos que o figurante participa neste evento, surpreendendo os visitantes com o realismo da sua caracterização. Além de ter um espaço onde costuma permanecer, o “leproso” vagueia também pelo recinto, interagindo com as pessoas. Para além de Óbidos, o figurante também participa na Aljubarrota Medieval, onde chegou mesmo a ser figura de cartaz.
Natural de Salir de Matos e residente nas Caldas da Rainha, Américo Barros foi motorista do Centro Hospitalar e chegou a levar doentes ao hospital da Figueira da Foz, onde existia uma unidade especial de tratamento de leprosos. Foram estas situações reais que lhe serviram de inspiração para a sua encenação. O agora reformado é também uma presença assídua na exposição de presépios, realizada nas Gaeiras. Há vários anos que ali mostra a sua obra, com musgo natural e com materiais que recicla para o efeito, que cresce a cada edição.
F.F.