Vinte e quatro pessoas que têm ações de proteção ambiental estão até ao final do mês em exposição no centro comercial
Abriu a 6 de agosto, no centro comercial La Vie, a exposição fotográfica “24 líderes azuis locais em 2024”. As fotografias surgem de um desafio lançado à população para que nomeasse cidadãos locais que se destacam pelas atividades sustentáveis em prol do Ambiente. Das nomeações resultou uma seleção de 24 cidadãos – os 24 líderes azuis locais – que foram fotografados junto à Lagoa ou ao mar, usando uma gravata azul, símbolo do Programa Bandeira Azul e do seu compromisso com o Ambiente.
Carla Santos – a bióloga da autarquia – explicou que a iniciativa integra o plano de atividades do município caldense ao Programa Bandeira Azul da ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, este ano sob o tema “O Mar precisa de líderes – a tua praia é a tua causa!”, com o propósito de apelar à divulgação de “líderes azuis” locais: pessoas que, através das suas ideias e projetos, fazem a diferença todos os dias.
O conjunto de cidadãos líderes azuis é diversificado pois inclui professores, estudantes, biólogos, ativistas, desportistas e até um mariscador.
Em comum têm uma forte ligação à natureza e são “exemplos de cidadania ativa” em áreas como a preservação dos ecossistemas locais, a educação ambiental, a alimentação e agricultura sustentáveis, a limpeza urbana ou a mobilidade suave.
“Todos nós temos que ser líderes na proteção ambiental e na poupança de recursos”, disse Catarina Gonçalves, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, que louvou esta iniciativa caldense “que dá voz às pessoas”. O edil caldense salientou a parceria com o La Vie, que também tem um programa de sustentabilidade e a iniciativa que destaca os lideres azuis da região “que acreditamos que se podem multiplicar . Carlos Barroso, autor das fotografias, contou que não conhecia os líderes, mas que estes “também ajudaram a escolher a zona em que foram fotografados”. O autor registou os líderes de forma criativa e alguns em poses inesperadas. Entre os líderes conta-se o mariscador Alberto Jacinto, 61 anos, que aprendeu a “mariscar” ainda miúdo no Nadadouro. Preocupa-se com a qualidade da água e preservação da Lagoa. Pedro Lourenço, 15 anos, de Salir do Porto, que fez um vídeo sobre o Paul de Tornada que se sagrou um dos cinco vencedores do concurso nacional “Vive a tua Natureza”. Paula Vieira é professora do 1º Ciclo e tem desenvolvido trabalhos com os alunos relacionados com a proteção ambiental e onde, por exemplo, a reciclagem “é obrigatória”. Entre outros líderes há um jovem de 12 anos que é o delegado ambiental de uma turma da EB de Sto. Onofre e uma família que produz produtos agrícolas sem recurso a maquinaria. ■