Liga dos Combatentes: O verdadeiro início do desconfinamento

0
422

Os últimos dois anos não têm sido fáceis para a humanidade em geral e para os portugueses em particular. Obviamente que os sócios do Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes também não são exceção. À parte do impacto pessoal e familiar, a maioria dos eventos em que geralmente participam foram suspensos, ou adiados até uma melhor oportunidade.
Numa derradeira tentativa de contrariar o “novo normal”, recentemente o Núcleo das Caldas da Rainha organizou e levou a efeito um passeio à região do Alqueva e Elvas e o tradicional Magusto. Eventos que pese embora tenham tido uma adesão inferior ao habitual, foram prova que existem pessoas que não se resignam, e contra todas as espectativas demonstraram ser superiores aos efeitos psicológicos da pandemia que têm isolado as pessoas e colocado as suas vidas em suspenso.
O passeio ao Alqueva e a Elvas teve a participação de 37 associados e amigos, e decorreu em 30 e 31 de outubro. No primeiro dia foi a saída de Caldas da Rainha, com visita ao Museu da Luz, situado na nova Aldeia da Luz, depois a viagem até á Marina da Amieira com paragem para almoço no Restaurante “Aficionado”. Após o almoço deslocámo-nos á Barragem do Alqueva para efetuar um passeio de barco, contudo devido as condições atmosféricas não foi possível; como alternativa visitou-se o Centro Interpretativo da Barragem do Alqueva e depois a Cidade de Monsaraz. Seguidamente dirigimo-nos a Elvas para jantar e pernoita no Hotel “Dom Luís”. No segundo dia efetuaram-se visitas ao Museu Militar de Elvas e ao Centro da Ciência do Café em Campo Maior, culminando com o almoço no Restaurante “Faisão”. Após o almoço, efetuamos fez-se a viagem de regresso às Caldas da Rainha.
O Magusto do Núcleo das Caldas da Rainha teve a participação de 48 associados e amigos e decorreu em 27 de novembro no Restaurante Paraíso do Couto. Como é tradição o evento foi muito mais do que castanhas e água pé. Teve início pelas 16:30 hrs e prolongou-se até aproximadamente às 22:00 hrs, período durante o qual os intervenientes poderam conviver e saborear o menu que incluiu castanhas e água pé; salgadinhos; chouriço assado; morcela de arroz assada; caldo verde; febras; entremeadas, salsichas frescas com batata frita e migas; sobremesas diversas; e culminou com café da avó, sonhos e bolo-rei.
Ambos os eventos foram do agrado da generalidade dos participantes. No próximo ano, esperamos vir a ter a liberdade para realizar mais passeios e refeições convívio, que são do agrado dos nossos associados, familiares e amigos. Para isso, todos temos que fazer a nossa quota parte para ajudar a mitigar esta pandemia e assim dar-mos o nosso contributo para o esforço comum.
Bom Natal, Boas Festas e um excelente ano de 2022! ■ A Direção do Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes