A Praia da Nazaré recebe, este domingo, uma ação de “Limpeza do fundo do Mar” promovida pelo Pingo Doce, na qual um conjunto de mergulhadores certificados vai recolher resíduos do mar enquanto no areal se realizam ações de sensibilização com os veraneantes, para combater a poluição marinha e sensibilizar para a causa da conservação do oceano.
De forma lúdica, os veraneantes, famílias, alunos das escolas da região e praticantes de desportos aquáticos podem aumentar a sua literacia dos oceanos através de um conjunto de atividades que decorrem ao longo de todo o dia, no areal da praia, versadas na problemática do lixo e resíduos que acabam no oceano e na forma como as pessoas podem contribuir para mitigar tal problema através da adoção de hábitos e comportamentos mais responsáveis e sustentáveis. Além disso, vão haver surpresas reservadas para os mais novos.
Esta iniciativa promovida pelo Pingo Doce, através do seu programa “Amar o Mar”, em parceria com a associação “Sailors for the Sea Portugal”, uma associação fundada em 2004, nos Estados Unidos, por David Rockefeller Jr. e David Treadway, percorre um total de dez praias em todo o território nacional. Em todas as ações, há uma contabilização do lixo recolhido que é inserida na plataforma internacional “Clean Swell” da “Ocean Conservancy” e na plataforma do “Project Aware”, que tem como objetivo caracterizar esses resíduos e contribuir para a construção de dados científicos nacionais na área dos resíduos dispersos no meio ambiente.
As próximas paragens da iniciativa, que segue rumo a sul, são a praia da Torre (29 de julho), em Oeiras, e a praia de São Torpes (31 de julho), em Sines. Leça da Palmeira e Figueira da Foz já receberam a sua visita.