Núcleo procura novos elementos de modo a puderem dinamizar mais ações de apoio à comunidade das Caldas e de Óbidos
Criado inicialmente há 25 anos, o Lions Clube das Caldas da Rainha veio perdendo fulgor e a maioria dos antigos sócios acabou por sair do clube. Os que se mantiveram querem reativá-lo, tendo decorrido na passada terça-feira (20 de maio) a primeira iniciativa oficial do novo núcleo do Lions Clube. Tratou-se de um jantar comemorativo que juntou o clube padrinho do núcleo (Lions de Torres Vedras) e elementos da estrutura a nível nacional.
O empresário Faustino Cunha foi o primeiro presidente do clube, em 2000, e agora volta a presidir o núcleo caldense. Conta com mais seis elementos neste reinício. “Queremos avançar devagar, com pessoas que venham para servir e com um bom ambiente”, referiu o presidente, Faustino Cunha.
Este núcleo pertence ao Lions Clubs International, uma organização internacional de clubes de serviço que tem por objetivo “promover o entendimento entre as pessoas, atender a causas humanitárias e apoiar projetos comunitários”, entre eles o combate à diabetes. Nesse sentido, decorreu, no passado fim de semana, uma ação em Peniche dinamizada pela equipa de diabetes da Pediatria da ULS Oeste, com o apoio dos Lions.
Ainda este ano pretendem também avançar com uma iniciativa de recolha de óculos usados e que irá envolver outros clubes da região. “O Lions tem uma parceria com uma empresa espanhola que recicla os óculos e depois envia-os para locais onde há necessidade de apoio”, explicou o vice-presidente do núcleo, Rui Vieira. Serão colocadas caixas em farmácias e outros serviços, para entrega dos óculos e, no final da ação, o núcleo pretende fazer um percurso de recolha pelo distrito, para o qual irá convidar o clube motard.
Na vertente de apoio à comunidade, está também a ser delineado um baile de beneficiência, cujas receitas irão reverter para uma associação de Óbidos e outra das Caldas da Rainha.
O monumento, que se encontra numa rotunda na entrada poente da cidade, na ligação à Foz do Arelho, será requalificado. Os azulejos danificados serão substituídos, a autarquia já se comprometeu em apoiar com a iluminação da obra e serão criadas faixas de aproximação para suavizar a velocidade.
Apoio a várias instituições
Ao longo dos 25 anos de existência o clube dinamizou várias iniciativas de caráter social e cultural, apoiando diversas entidades e instituições da região. “Todas as atividades que desenvolvemos têm um objetivo, é para ajudar uma família que precisa de uma cadeira de rodas, ajudar um jovem no prosseguimento de estudos, ou reabilitar uma casa que ardeu”, exemplifica Faustino Cunha. Um torneio de golfe de apoio à Liga Portuguesa contra o Cancro, um concerto de solidariedade, com a participação de António Victorino d’ Almeida e Pedro Caldeira Cabral, para aquisição de um ecógrafo para a pediatria do Hospital das Caldas, foram algumas as atividades desenvolvidas (em conjunto com outras entidades), a par de leilões, rastreios e entrega de óculos a crianças carenciadas, sinalizadas pelas escolas.
O núcleo está sediado no mesmo local onde funcionou o clube, até ao ano passado, na Rua Capitão Filipe de Sousa, nº 108.
