Histórias do imaginário infantil como as Vinte Mil Léguas Submarinas, Alice no País das Maravilhas, o Quebra-Nozes, o Pequeno Príncipe e o Gato das Botas, estarão este ano em destaque na Vila Natal, que irá decorrer entre 30 de Novembro e 1 de Janeiro de 2017.
A temática desta edição está relacionada com o facto de Óbidos ter sido galardoada como Vila Criativa da Literatura da UNESCO e não faltará, por exemplo, uma biblioteca para o Pai Natal. Pelo recinto da cerca haverá também os já tradicionais pista e rampa de gelo, pintura facial e jogos. Serão estreados espectáculos em dois palcos distintos, com actuações a acontecer à vez.
Pela vila haverá também pontos de decoração e de iluminação alusivos ao Natal.
Com um investimento que ronda os 250 mil euros, o evento está já a ser preparado desde a edição anterior, envolvendo cerca de uma centena de pessoas.
No primeiro dia (30 de Novembro) o evento estará aberto entre as 11h00 e as 16h00. Este horário repete-se entre 5 e 7 de Dezembro e 12 a 16 de Dezembro, bem como nas vésperas de Natal e Ano Novo. Nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro o recinto apenas abrirá à tarde, entre as 16h00 e 20h00. Todos os outros dias estará aberto entre as 11h00 e as 19h00.
Para maiores de 12 anos o bilhete tem um custo seis euros (até 16 Dezembro) e de sete euros a partir dessa data. As crianças com mais de três anos pagam cinco euros e haverá preços especiais para grupos.
Os munícipes de Óbidos têm entrada gratuita no recinto do evento de segunda a sexta-feira (mediante apresentação obrigatória Cartão de Cidadão na bilheteira).
A empresa municipal Óbidos Criativa arranca a 1 de Novembro com uma campanha de descontos para a compra antecipada de entradas para o evento. Até dia 15 de Novembro, os bilhetes ficam por metade do preço e a partir de 16 de Novembro e até dia 29, o desconto será de 30 por cento.
Estas campanhas são exclusivamente para a compra online dos ingressos, com um mínimo de dois bilhetes e máximo de seis (por compra), a decorrer até 15 de Novembro.