
Quatro elementos da Protecção Civil de Kayl estiveram, nos dias 22 e 23 de Janeiro, a dar formação aos bombeiros do Cadaval de manuseamento de um veículo auto-escada que foi cedido por aquela autarquia do Luxemburgo.
A viatura tinha sido entregue em Novembro numa cerimónia no Luxemburgo, cerca de dois anos depois de se terem iniciados os contactos entre o cadavalense Amílcar Caetano (com responsabilidades na autarquia luxemburguesa), o presidente da Câmara do Cadaval e o comandante dos bombeiros, com vista à possibilidade dessa cedência.
A entrega da auto-escada tinha decorrido a 12 de Novembro no quartel de bombeiros de Kayl, numa deslocação ao Luxemburgo do presidente da Câmara e do comandante dos bombeiros.
Na altura foi celebrado um contrato de venda de valor simbólico ao município do Cadaval. O veículo seria, depois, formalmente cedido aos bombeiros cadavalenses, na reunião de câmara de 7 de Dezembro.
A equipa luxemburguesa que agora se deslocou ao Cadaval era composta por três operacionais dos bombeiros e um elemento de polícia, que tiveram também a oportunidade de conhecer um pouco do concelho.
Para além da formação teórica no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, foram criados cenários reais em edifícios da vila para testar a capacidade desta nova ferramenta ao serviço dos bombeiros.