Magustos de S. Martinho nas Caldas

0
620

O Magusto de S. Martinho será assinalado nas Caldas no próximo dia 12 de Novembro, com actividades no Museu do Ciclismo e na Praça da Fruta.
Pelas 11h00 terá início uma conversa em torno do “S. Martinho na tradição popular”, a decorrer no Museu do Ciclismo. À tarde, pelas 15h30, no mesmo local, será inaugurada a exposição “Artes & Castanhas”, colecção de Mário Lino. Pelas 16h00 haverá uma concentração, com distribuição de castanhas e carvão aos participantes, seguindo-se um desfile até à Praça da República.
Já na praça serão atiçadas as brasas e, pelas 17h00, terá início o magusto de S. Martinho, com caldo verde, pão com chouriço e castanha assada.
A funcionar no mesmo espaço estará o Mercado Cria, com a venda de licores, frutos secos, produtos da época, broas, bolos secos, ervas aromáticas, rebentos e especiarias, e artesanato.
No Museu da Cerâmica há magusto nos jardins, a partir das 11h00. Organizado pelo Grupo dos Amigos do Museu da Cerâmica e animado pelo Grupo Coral e Musical da Casa de Pessoal do Hospital das Caldas da Rainha, o evento tem o propósito de angariar fundos para apoiar as actividades culturais do grupo.
Hoje realiza-se o Festival do Magusto de São Martinho nos Pimpões. Às 11h00 há uma aula de hidro, que se repete às 19h30. À mesma hora realizam-se jogos aquáticos e há castanhas, caldo verde, bifanas e água pé.