Maio é o mês da criatividade em Óbidos

0
451

“Uma explosão de criatividade”. É desta forma que o presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, define o evento “Maio Criativo” que durante os 31 dias do mês pretende mostrar aos visitantes o que está a ser feito neste concelho na área da criatividade.
Uma mostra de cinema de animação, um mercado criativo, ateliês e exposições, um mercado biológico e conferências, são algumas das propostas que terão lugar, sobretudo no EPIC – Espaço Promoção da Inovação e Criatividade, à entrada da vila.
A inauguração do evento acontece no próximo dia 30 de Abril, às 21h30, associado à revitalização da iniciativa “Maios de Óbidos”, com a inauguração do EPIC. A cerimónia conta com um espectáculo de luz, intitulado “Luz sem Fronteiras”.
Inseridos no evento estão também os Creative Breaks, uma nova abordagem ao sector turístico, que disponibiliza aos visitantes a oportunidade de realizarem experiências criativas. O projecto conta com a participação das unidades hoteleiras do concelho, que podem assim diversificar a sua oferta, e com a comunidade criativa que desta forma tem a oportunidade de partilhar o seu conhecimento.
Entre as várias áreas de actividade disponíveis encontram-se a literatura, teatro, música, dança, cerâmica, joalharia, gastronomia, doçaria, fotografia, vídeo, artes plásticas e as denominadas experiências contemplativas. Produzir uma curta-metragem de animação, fazer o seu próprio vinho a partir da junção de um conjunto de castas, pintar com a luz ou construir a sua própria peça de joalharia, são exemplos de experiências que os visitantes podem realizar, na unidade hoteleira onde estão instalados ou no atelier do criativo.
Irão realizar-se demonstrações gratuitas destes Creative Breaks, todas as sextas-feiras, das 18h00 às 19h00, no EPIC – Espaço de Promoção da Inovação e Criatividade (edifício da Farmácia localizado à entrada da vila).
No dia 4 Maio irão estar decorrer as acções de “My Jewel”, “Oficina de cerâmica livre e criativa” e “Lightpainting”. A 11 Maio será feita uma “Oficina do biscoito”, e as acções “Ser enólogo por um dia”, “Mãos no barro” e “Experimenta Teatro!”
Já a 18 Maio decorrerá uma oficina de cozinha sustentável (excepção no horário das 16h00 às 17h00), outra de “Desenho em tela, papel e telha”, a acção “Eat yourself a story – Tarde de escrita criativa à volta da confeitaria” e outra de “Técnicas de joalharia e filigrana portuguesa”.

F.F.