A maior árvore de Natal do país

0
3350
Árvore de Natal
- publicidade -

O Natal está à porta. As luzes coloridas dão um novo brilho à cidade e a árvore de Natal – a maior do país – é um ponto de passagem obrigatória, que pretende atrair as pessoas para o comércio tradicional, ou apenas para uma selfie para postar nas redes sociais.
Há também presépios de grande dimensão nas freguesias das Caldas e Óbidos. Por seu lado, a Vila Natal volta a “abrir portas” e a convidar os visitantes a “entrar” nas histórias do imaginário infantil.
Há também mercados, iniciativas solidárias e muita animação.

No final da tarde do passado sábado, 19 de Novembro, a Praça 25 de Abril encheu-se de gente…. para ver acender a árvore de Natal. A Câmara diz que é a maior do país e acrescenta que estiveram quatro mil pessoas a assistir ao evento que incluiu animação e música com o Gospel de Coimbra, que só terminou por causa dos aguaceiros. Não faltaram famílias, com muitos sorrisos e telemóveis, para registar as primeiras imagens.

- publicidade -

A árvore também teve projecção nacional através da televisão pois, pelo menos a SIC e a TVI fizeram reportagem no local.
Iluminadas também estão 11 rotundas, cerca de meia centena de artérias na cidade e as fachadas dos edifícios da União de Freguesias da Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, do CCC e do Chafariz das Cinco Bicas. Ao todo, são cinco quilómetros de área iluminada.
Na festa participaram duendes, renas e ajudantes de Pai Natal, oriundos das escolas secundárias e profissionais da cidade e que prometem continuar a animar esta quadra.
“É muito agradável ver este mar de gente!”, disse o presidente da Câmara, Tinta Ferreira. Algo que é consonante com a aposta da Câmara e da ACCCRO em fazer das Caldas uma referência no que diz respeito à quadra natalícia. Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, já esperava uma adesão de público massiva, devido ao “elevado número de partilhas que constatámos nas redes sociais”. Também em uníssono, os responsáveis explicaram que iluminar toda a cidade “é uma utopia”. Além de não se fazer noutras localidades, entendem que colocar “apenas uma lâmpada, não dignificaria as ruas”. Como tal, ambos estão apostados em atrair público às Caldas e desta forma contribuir para uma boa época para o comércio local.
Nas próximas seis semanas não faltarão eventos relacionados com o Natal: a Casa do Pai Natal será um dos palcos desta quadra, onde as crianças serão convidadas a participar em actividades como pinturas faciais, balões e contos infantis. Entre os dias 8 e 23 de Dezembro será possível andar no Comboio Mágico por diversas ruas na cidade. Nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro terá lugar a II edição do Festival de Street Food.

Presépios na Foz do Arelho e Vidais

Já está a ser executado o presépio da Foz do Arelho, que será inaugurado a 10 de Dezembro, pelas 18h00. Garrafas, tecidos e outros materiais reciclados “dão vida” às cerca de 500 figuras que o compõem e que se distribuem pelos 1350 metros quadrados do Jardim Grandella. Neste presépio que tem vindo a crescer todos os anos, além da Sagrada Família, estão retratadas várias profissões, mulheres a realizar tarefas domésticas, um castelo e diversos animais.
Organizada pela Junta de Freguesia, esta iniciativa tem por objectivo manter a tradição do presépio, chamar a atenção para a reciclagem e atrair pessoas à Foz durante esta quadra. O presépio estará exposto até 10 de Janeiro.
Nos Vidais, será inaugurada, a 8 de Dezembro, a rota dos presépios desta freguesia, que resulta do III Concurso “Presépio da Minha Aldeia”. Este ano a mostra contempla 13 presépios feitos pelos fregueses e espalhados pelos vários lugares, mais o presépio feito pela Junta de Freguesia.
Esta iniciativa tem por objectivo promover as visitas turísticas à freguesia e promover o convívio entre os locais. Os vários presépios poderão ser vistos até ao dia 6 de Janeiro.

Recolha de presentes e feira de Natal

Recolher presentes para entregar à Santa Casa da Misericórdia de Caldas e à Loja Social da Benedita é o objectivo da “Operation Christmas Present XI” do English Centre, que decorre entre 21 de Novembro e 20 de Dezembro.
A Santa Casa de Caldas pede roupa de criança (de 12 a 18 anos) e calçado (do 36 ao 43), material escolar e jogos. A loja social da Benedita necessita de roupa de casa (sobretudo lençóis e atoalhados), pequenos electrodomésticos, produtos de higiene, brinquedos, livros infantis e material escolar.
Os interessados devem deixar as suas oferendas na secretaria da escola de línguas.
O Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal realiza a 4 de Dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, uma Feira de Natal. Nesta quarta edição estarão à venda artigos de decoração, artesanato, artes decorativas, bijutaria , arranjos de Natal e haverá animação.
Haverá também serviço de bar, filhós e café da avó.

Árvore volta à baía de S. Martinho do porto

A árvore de Natal flutuante da baía de São Martinho do Porto será este ano cinco metros maior que em 2015, contou Joaquim Clérigo, presidente da Junta de São Martinho, à Gazeta das Caldas. O autarca garantiu que “a base será mais larga” e que em vez de um triângulo, a árvore terá um formato octogonal. “Vai ter mais cores e efeitos, num total de 1200 metros de mangueira LED”, explicou Joaquim Clérigo, que salientou ainda a importância do adereço para o comércio local. “Esta é uma época mais morta e a árvore traz pessoas”, fez notar, realçando os números do último ano: “em 2015 entre 300 e 400 mil pessoas vieram ver a árvore, este ano esperamos ainda mais”.
A inauguração está prevista para 3 de Dezembro (22h30), com fogo de artifício e actuação da Banda Hi-Fi.
A árvore de Natal custa entre 15 a 20 mil euros, sendo que uma parte do material necessário provém do último ano, em que foram gastos 40 mil euros. Ficará na baía até 6 de Janeiro.

Vila Natal, presépios e mercados em Óbidos

Em Óbidos há a Vila Natal, presépios, mercados e cânticos da quadra. As portas do evento serão abertas na próxima quarta-feira (30 de Novembro) e o destaque será dado às histórias do imaginário infantil. O evento irá decorrer até 1 de Janeiro de 2017.
A temática desta edição está relacionada com o facto de Óbidos ter sido galardoada como Vila Criativa da Literatura da UNESCO e não faltará, por exemplo, uma biblioteca para o Pai Natal.
Na cerca do castelo estará a pista e rampa de gelo, o carrossel e o comboio. Haverá ainda pinturas faciais e jogos.
Serão estreados espectáculos em dois palcos distintos, com actuações a acontecer à vez, entre marionetas e malabaristas. No palco Principezinho irão decorrer os espectáculos “Desenha-me uma ovelha” e “Around the music planet”, enquanto que no palco Volta ao Mundo serão apresentados “Os Sonhos tornam-se reais” e “A menina que detestava livros”.
Para maiores de 12 anos o bilhete tem um custo de seis euros (até 16 Dezembro) e de sete euros a partir dessa data. As crianças com mais de três anos pagam cinco euros e haverá preços especiais para grupos.
Os munícipes de Óbidos têm entrada gratuita no recinto do evento de segunda a sexta-feira (mediante apresentação obrigatória Cartão de Cidadão na bilheteira).
Entretanto, encontra-se a decorrer, até 29 de Novembro uma campanha de desconto de 30% na compra on-line dos ingressos, com um mínimo de dois bilhetes e máximo de seis (por compra).
À Porta da Vila, no Espaço Ó, irá decorrer o mercadÓ, entre os dias 8 a 11 de Dezembro. Ali será possível encontrar obras feitas à mão, de autor e de design, assim como produtos em segunda mão. Haverá também comida, caseira, de rua e outros petiscos.
Já dentro do burgo, a Capela de S. Martinho, acolhe, a partir de quarta-feira, um presépio da autoria do caldense Américo Barros. Ao todo, são cerca de sete metros de exposição, que conta com centenas de peças feitas a partir de materiais que o septuagenário vai reciclando.
Nas Gaeiras, o convento de S. Miguel volta a receber a Grande Exposição de Presépios. A inauguração será no dia 8 de Dezembro, pelas 14h30, com a atuação do Coro da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda e da Banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense.
Este ano serão 2000 exemplares, da autoria de 125 artistas e feitos em cerâmica, bolotas, madeira, ferro, tecidos, joalharia, papel, entre outros.
Entre as novidades desta 10ª edição está a criação de uma sala dedicada ao mestre Ferreira da Silva (residente na freguesia durante 28 anos) com vários dos seus presépios. Em exposição estará também um presépio tradicional, em movimento, feito por um reformado da vila das Gaeiras. Com o objectivo de criar um roteiro para ser visitado, a Junta de Freguesia convida a população para fazer presépios nas janelas, jardins, muros das suas casas.
Inserida na mostra, decorrerá, a 10 de Dezembro, pelas 16h00, uma palestra de Tiago Moita, contos e música de Natal.
A exposição, de entradas livres, poderá ser visitada até 6 de Janeiro, entre as 14h30 e as 18h00.
Também nas Gaeiras, na Rua de Santo António, nº 15, o jovem Ricardo Roque volta a abrir as portas de sua casa para mostrar o presépio à comunidade. A inauguração desta representação do nascimento de Jesus, em Belém, está prevista para 8 de Dezembro, pelas 17h00.
O presépio, feito todo com musgo natural, conta com centenas de figuras, muitas delas animadas, sendo possível ver uma nora a tirar água, uma azenha, um moinho com as suas velas a rodar, quatro cascatas com água a correr, dois coretos iluminados e um deles a movimentar-se, ou o sino da igreja a tocar.
Com entradas livres, poderá ser visitado das 14h00 às 18h00, nos dias úteis, e das 14h30 às 19h00, nos fins-de-semana e feriados.

- publicidade -