Mais espaço para a Universidade Sénior da Benedita

0
836

notícias das CaldasA Universidade Sénior da Benedita inaugurou no passado dia 2 de Novembro o seu novo espaço. Nas salas que até Junho passado acolheram os alunos do Jardim-de-Infância da Benedita, são agora os seniores que agarram nos cadernos e nos lápis e regressam às aulas.
As instalações eram um anseio antigo. Até agora a Universidade Sénior funcionava numa pequena sala disponibilizada pela Junta de Freguesia e num espaço alugado, onde decorriam as aulas. Com a inauguração do novo Centro Escolar da vila, estes alunos de idade mais avançada passaram a dispor de um espaço não só para a aprendizagem, mas também para convívio.

Por isso, a presidente da Universidade Sénior, Natália Serrazina, não hesitou em considerar o dia da inauguração das instalações como “um dia marcante, em que todos os utentes da instituição se sentem em casa”. O novo espaço vai permitir que a instituição cresça e dê aos alunos mais “ferramentas que permitam um envelhecimento activo”.
O encontro de gerações é outro objectivo da instituição, que tem como parceiros diversas entidades locais. A representá-los esteve, na cerimónia de inauguração, o director pedagógico do Externato Cooperativo da Benedita, Alfredo Lopes, que não podia concordar mais com esta missão da Universidade Sénior.
Para Alfredo Lopes, cuja escola se situa logo ali ao lado, “há uma grande necessidade de aproximar os mais velhos dos mais jovens”, até porque “aprende-se muito na escola e na Universidade, mas com quem se aprende mais é com os mais velhos”.
Uma opinião também partilhada pelo presidente da autarquia alcobacense, Paulo Inácio, que “sempre acarinhou a causa da da Universidade Sénior da Benedita”, garantiu Natália Serrazina. Para o autarca, é com projectos como este que se combate a angústia que parece instalada nos dias de hoje, que se luta contra as depressões. E o contacto entre gerações, que a autarquia definiu como preocupação na cedência de instalações, ganha para Paulo Inácio uma importância acrescida nos dias que correm. “Hoje, todos temos que reaprender valores que terão que ser cada vez mais fortes, como o encontro com a terra e com a família”, defendeu.
Entre os temas do grupo coral e os sorrisos dos mais velhos, que acreditam ter naquele espaço a sua segunda casa, ficaram ainda os votos da presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria José Filipe, de que a aprendizagem dos cerca de 40 alunos da instituição continue a dar frutos.
Cinco anos depois de ter promovido a primeira de muitas iniciativas, a Universidade Sénior da Benedita tem finalmente uma casa própria, o que permite mais actividades para alunos e associados. Mas às possibilidades juntam-se, também, as responsabilidades.
A manutenção daquele espaço, cedido pela Câmara de Alcobaça, fica a cargo da Universidade.
E para que não faltem à instituição os meios de que necessita, está em curso uma campanha de sócios-beneméritos, que se associam a esta causa sénior pagando a simbólica quantia de um euro por mês. A direcção da instituição lança ainda um outro apelo à comunidade: nas novas instalações há estantes que falta encher de livros e os alunos estão cheios de vontade de ler!

- publicidade -

Livro de alunos lançado para a semana

É já nas novas instalações que os alunos da Universidade Sénior da Benedita lançam o seu primeiro livro. “O Brilho do Crepúsculo” é uma colectânea de poesia e prosa totalmente escrita pelos alunos da instituição.
O lançamento está marcado para as 17h00 da próxima quarta-feira, dia 23, numa festa aberta a todos e para a qual está prometida muita animação. E para a direcção, a presença de muita gente “será a garantia de que a sociedade já tem noção de que esta é uma causa de todos”.

 

- publicidade -