O que faz para se manter saudável e em forma?

0
715

José Alberto Rocha, 

Director de Marketing (Bombarral)

José Alberto Rocha, Diretor de Marketing (Bombarral)

Os cuidados que tenho assentam essencialmente na alimentação, não consumo álcool, actividade física e descanso.
Ao nível da alimentação evito excessos de gorduras e fritos, procuro diversificar entre carne, aves e peixe e variedade, como fruta e legumes, procuro comer várias vezes ao dia e faço refeições regradas. Ao longo do dia bebo água com frequência, ainda que não imponha uma meta. Admito que consumo doces em excesso, talvez para compensar não bebo refrigerantes e não consumo álcool destilado.
Abdiquei de praticar pilates há sete meses, após um exame de ressonância magnética ter identificado danos severos na coluna. No entanto, caminho o recomendado para a minha idade: um mínimo de 6.000 passos diários, cumprindo metade pela manhã e restante no término do dia.
Além disso, tenho o saudável hábito de deitar cedo e cedo erguer, que considero fundamental para me manter sadio em termos físicos e psicológicos. Como o cérebro também necessita de exercício, o desafio é praticar a leitura, dos livros à pesquisa na internet.

 

Maria João Luís, 

Comerciante (Caldas da Rainha)

Maria João Luís, Comerciante (Caldas da Rainha)

Faço pelo menos duas caminhadas por dia: de manhã e ao fim do dia, depois do trabalho. Passeio o meu cão, o Gonzaga, duas vezes por dia desde o centro da cidade até ao Parque D. Carlos I onde damos várias voltas.
Por semana faço duas vezes Pilates e uma vez Yoga.
Sempre que posso faço caminhadas, na praia, às vezes no Baleal, na natureza com e sem Gonzaga.
Ter um cão é óptimo pois obriga-nos a sair de casa e a caminhar.
Também me preocupo com a minha alimentação: não como fritos e evito todo o açúcar que posso, se bem que não é fácil dado que quase tudo é açucarado. Tento não ingerir doces. Aposto fortemente nos vegetais, fruta e em alimentos com fibra.

 

Rúben Gonçalves, 

Repositor de Armazém (Caldas da Rainha)

Rúben Gonçalves, Repositor de Armazém (Caldas da Rainha)

Costumo praticar desporto regularmente. A nível federado, jogo badminton e futebol de praia, mas também jogo futsal, futebol 11 e às vezes ténis. O desporto é essencial para fazer um estilo de vida mais saudável e manter o equilíbrio, não só físico como psicológico. Faço muito desporto com os meus amigos, por isso os treinos acabam por ser também momentos de convívio em que eles me incentivam a dar sempre o meu máximo.
Confesso que ao nível da alimentação devia ter mais cuidado. É o meu ponto fraco. Às vezes abuso no fast-food e nas guloseimas, embora depois tente compensar estes excessos com a prática de exercício físico.

 

Nuno Santos, 

Técnico Superior de Turismo (Óbidos)

Nuno Santos, Técnico Superior de Turismo (Óbidos)

Tento ter, sempre que possível, hábitos alimentares saudáveis e manter uma dieta equilibrada. Não “salto” refeições, dou bastante importância ao pequeno almoço e bebo bastante água ao longo do dia, por exemplo.
Pratico exercício físico com regularidade, nomeadamente corrida, pois noto que me traz benefícios quer fisicamente, quer mentalmente.
Gosto ainda de fazer actividades ao ar livre, em que possa estar em contacto com a natureza e o mar. Tenho um [cão] Jack Russell bastante activo e que me ajuda a manter saudável.

 

Vanessa Dias, 

Estudante de Dietética e Nutrição (Caldas da Rainha)

Vanessa Dias, Estudante de Dietética e Nutrição ( Caldas da Rainha)

Tento ter uma alimentação o mais equilibrada e variada possível e corrigir os erros que cometo nos dias em que não como tão bem. Isso significa cobrir metade do prato com legumes, não prescindir da carne nem do peixe, e respeitar as quantidades recomendadas de hidratos de carbono. Confesso que há vezes em que como um doce ou um frito, mas o importante é compensar esses excessos noutros dias da semana.
Também bebo pelo menos um litro de água por dia e às vezes substituo a água mineral por chás ou águas aromatizadas.
Procuro fazer exercício físico quase todos os dias. Faço desporto federado e quando não tenho treino opto por fazer caminhadas, correr ou andar de bicicleta. A estrada da Foz do Arelho e a Mata Rainha D. Leonor são dos meus locais favoritos para fazer desposto ao ar livre.

 

Carolina Segurado, 

Estudante (Caldas da Rainha)

Carolina Segurado, Estudante (Caldas da Rainha)

Tenho uma alimentação equilibrada faço desporto. Vou todos os dias, logo de manhã, ao ginásio. Costumo fazer máquinas, pesos e cardio. E duas a três vezes por semana costumo correr na rua na zona do Bowling e do estádio de rugby. Na alimentação, procuro comer várias vezes por dia, evito comidas processadas e faço eu o meu próprio lanche para levar para a escola.

 

Catarina Gaspar, 

Estudante (Caldas da Rainha)

Catarina Gaspar, Estudante (Caldas da Rainha)

Vou ao ginásio três vezes por semana, depois das aulas. Faço máquinas, aulas de pilates, ioga, cycling, bodycombat e outras. Tenho, na medida do possível, uma alimentação equilibrada e evito o fast food. Também como várias vezes ao dia e em poucas quantidades. Para a escola costumo trazer comida de casa, cozinhada por mim ou pela minha mãe.

 

Bruno Dinis, 

Professor (A-da-Gorda)

Bruno Dinis, Professor (A-da-Gorda)

Faço exercício físico duas a três vezes por semana. Jogo futsal e futebol e nos outros dias, quando tenho disponibilidade faço caminhadas com a minha família, sensivelmente de uma hora.
Durante o dia faço várias refeições, de forma a reduzir a quantidade de alimentos a ingerir ao almoço e ao jantar. Normalmente ao jantar como uma refeição ligeira, considerando que no período noturno é quando o organismo consome menos energia.
Outro aspeto que tento ter cuidado é com o consumo de água, ingerindo normalmente um litro e meio de água por dia, situação que passei a ter maior atenção, principalmente após ter tido uma cólica renal.
Tento ter cuidado com a alimentação, substituindo nas refeições os hidratos de carbono por legumes e vegetais, reduzindo os doces e aumentando o consumo de fruta. No entanto, nem sempre é fácil e por vezes excedo-me, principalmente quando tenho refeições na casa da minha sogra e da minha mãe.

 

Eva Machado Fonte, 

Coordenadora (Caldas da Rainha)

Eva Machado Fonte, Coordenadora (Caldas da Rainha)

Tento manter aquilo que é o equilíbrio, ou seja, uma alimentação saudável e pratico o desporto que gosto, não o desporto só para queimar calorias. Desta forma consigo manter-me saudável física e psicologicamente.
Sempre pratiquei desporto, desde que me lembro de ser “gente”, e vou fazendo os que me dão prazer. Corro habitualmente, frequento o ginásio e vou experimentando outras coisas. As experiências mais recentes foram o padel e o paddel ténis.
Não faço nada de extremos, como dietas ultra rigorosas, tento manter sempre o equilíbrio. E também não entro em extremos no desporto, por mais que me entusiasme tento manter-me regrada, porque é isso que me faz sentir bem e na minha vida diária traduz-se em conforto e bem-estar.
As visitas ao médico são frequentes, de meio em meio ano, para saber se está tudo bem. É uma parceria, eu cumpro o que ele me diz que é regrado e ele cumpre com a parte dele.