Máquinas preparam abertura da “aberta”

0
641
Gazeta das Caldas
| Jlas

Duas máquinas giratórias estão, desde a passada sexta-feira (28 de Dezembro), na zona da “aberta” a fazer um “trabalho preparatório para que haja algum rebaixamento de areias e assim facilitar a entrada de água do mar na Lagoa”. A explicação foi dada à Gazeta das Caldas pela vereadora caldense com o pelouro do Ambiente, Maria João Domingos, acrescentando que, posteriormente a esta intervenção, será ensaiada a abertura do canal de ligação que está fechado há cerca de 15 dias.

Esta decisão foi tomada na passada sexta-feira, depois da visita ao local de técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, acompanhados pelo vice-presidente da Câmara de Óbidos, a vereadora do Ambiente da autarquia caldense e os presidentes das juntas da Foz do Arelho e do Vau.
Já este ano, a 11 de Maio, a ligação da lagoa fechou e viria a ser reaberta uma semana depois numa intervenção conjunta das autarquias das Caldas da Rainha e Óbidos para evitar a morte de peixes e bivalves.