Maratona abriu portas na noite de 24 de Dezembro para iniciativa solidária

0
657

MARATONAA escuridão, o silêncio e o frio que se fazia sentir na Praça 25 de Abril, no cenário quase apocalíptico das obras de construção do parque de estacionamento subterrâneo, contrastavam com a alegria e o calor humano que existia no interior do restaurante Maratona durante a noite de Natal.
O restaurante abriu as suas portas nesta noite, 24 de Dezembro, para servir pessoas necessitadas que estejam sozinhas. A iniciativa solidária permitiu servir a 40 pessoas quatro pratos preparados especialmente para esta noite, servidos à mesa, tal como se fosse uma refeição a pagar, num dia normal.
A ideia foi de José Eloy, proprietário do estabelecimento, que quis proporcionar às pessoas “uma experiência gastronómica, mas também companhia nesta noite”.
Logo que anunciou a sua intenção através do facebook, José Eloy contou com o incentivo e o apoio de várias pessoas, mas depois da Gazeta das Caldas ter noticiado o evento, o movimento solidário cresceu ainda mais. Para além dos voluntários que participaram nessa noite, houve várias empresas do concelho que deram o seu apoio em bens e serviços.
De tal forma que o empresário quer agora promover mais iniciativas do género durante o ano, embora ainda não tenham sido definidas quais. “Somos uma equipa e vamos decidir quais as iniciativas a realizar em conjunto”, referiu.
O mais importante para si e para os outros voluntários é poderem ajudar as pessoas mais necessitadas. “Fazemos um balanço muito positivo deste jantar, até a nível pessoal, por ser uma experiência muito enriquecedora”, afirmou.
A organização De Volta a Casa, através de Joaquim Sá, foi uma das entidades que fez os contactos e convites para os sem-abrigo e outras pessoas carenciadas estarem presentes naquele jantar. Há vários anos a fornecer diariamente refeições a estas pessoas, o voluntário ficou muito contente pela iniciativa do restaurante Maratona. “Outras empresas deveriam seguir o exemplo porque é uma acção muito louvável”, considera.

- publicidade -