Sabia que a Praça da Fruta tem 120 lugares e que o número 1 é ocupado por Maria Olívia, que ali vende diariamente frutos secos e doçaria regional caldense? Estas e outras informações estão no site pracadafruta.pt, que integra a Marca Praça da Fruta, um projecto do Orçamento Participativo 2013 da Câmara das Caldas, executado pela CoopCASA. A autoria inicial é de Alexandre Cunha e Lino Romão que, desta forma, pretendem valorizar este ex-libris da cidade criando uma marca para a sua promoção integrada no centro histórico. O projecto foi contemplado com 29 mil euros.
Além do nome e perfil dos vendedores, o site possui também um mapa da praça com a localização de cada um deles, a história do local e informações úteis.
Para dar a conhecer esta página na internet que divulga a realidade do mercado diário, a CoopCASA realizou, durante a manhã de sábado, uma acção promoção que incluiu um peddy paper e uma degustação de produtos.
Catarina Santos foi uma das participantes, juntamente com a família, no peddy paper sobre a Praça da Fruta e gostou do desafio. “Não foi difícil, apesar de haver algumas rasteiras”, contou a caldense à Gazeta das Caldas. Para superar estas dificuldades Catarina Santos contou com a ajuda de alguns vendedores. Após o esforço, esperava-os uma recompensa no restaurante Afinidades: uma degustação de doces e salgados composta com produtos comprados no mercado.
“Provei as quiches e os bolos de frutos secos e o de maçã”, contou Catarina Santos, destacando o interesse da iniciativa da CoopCASA com a colaboração do restaurante.
Para saborear havia petiscos e doces feitos à base de batata, legumes, ovos, frutos secos, cogumelos, maçã de Alcobaça, pera Rocha, entre outros.
Rui da Bernarda, um dos sócios do Afinidades, considera que faz todo o sentido a participação neste tipo de iniciativas uma vez que o restaurante está situado junto à Praça da Fruta e porque é dali que vem a matéria-prima que utilizam para a elaboração dos pratos. O empresário destacou que acções deste género são um incentivo para trazer pessoas às Caldas.
Quatro mil visualizações em Setembro
De acordo com Liliana Ferreira Silva, presidente da CoopCasa, o projecto Marca Praça da Fruta está a ser muito interessante pois os vendedores são “pessoas muito humildes, verdadeiras e com uma energia fantástica”. A jovem adiantou que quer valorizar o trabalho de quem se levanta de madrugada para ir comercializar os seus produtos e que depois, ao início da tarde, regressa ao trabalho no campo.
O site promocional começou a funcionar em 2015 com uma versão que continha apenas informação básica sobre como aceder ao mercado. Entretanto foi introduzida bastante informação, que deverá ser ainda complementada com visitas às hortas e a realização de vídeos sobre o trabalho agrícola.
Liliana Ferreira Silva salienta que o mercado é um local que suscita bastante curiosidade dos turistas e revela que, por exemplo, só no mês de Setembro o site da Praça da Fruta teve 4000 visualizações, a maioria delas oriundas da China.
Em 2018 a CoopCasa quer avançar com o projecto Da Praça a Casa, que consiste na entrega dos produtos de bicicleta. “Primeiro precisamos criar as bases e ter uma relação de confiança com os vendedores para então continuarmos a desenvolver as iniciativas de promoção e comunicação da Praça”, explicou a responsável.
Durante a manhã de sábado foram também entregues sacos e outros produtos promocionais da Marca Praça da Fruta.