A Marinha Portuguesa vai estar nove dias em Peniche

0
2598
Marinha Portuguesa em Peniche
Fernando da Fonseca apresentou o programa do evento com uma imagem, ao fundo, das comemorações de 1988 - Isaque Vicente
- publicidade -

Trinta anos depois do último Dia da Marinha em Peniche, esta comemoração regressa em 2018 e vai permitir visitas a grandes navios de guerra e socorro, a monumentos e faróis. Será possível experimentar as sensações de andar em várias embarcações, apreciar um concerto da Banda da Armada e uma cerimónia e desfile militar, entre várias outras actividades. “De 12 a 20 de Maio, a Marinha desembarca em Peniche”, é o slogan.
Visitar a Corveta Jacinto Cândido ou o Patrulha Douro no Cais, assistir no Cabo Carvoeiro a um desfile naval com sete navios, um helicóptero e 500 militares no Cabo Carvoeiro (na tarde de 20 de Maio) ou experimentar andar em lanchas de fiscalização rápida, anfíbias, hidrográficas e de socorro, são alguns dos atractivos que o programa de comemorações do Dia da Marinha traz a Peniche, entre 12 e 20 de Maio.

Haverá uma grande exposição que pretende mostrar o que é a Marinha, o que faz, para que serve, que responsabilidade tem e como usa os dinheiros de todos nós. No interior do Pavilhão dos Bombeiros estará uma mostra interactiva e no exterior realizar-se-ão as actividades, que vão desde a escalada ao baptismo de mergulho, passando pelos simuladores de navios e helicópteros e pelo airsoft.
De 12 a 19 de Maio, entre as 10h00 e as 20h00 (às sextas e sábados até às 22h00) será possível visitar a exposição e realizar as actividades. Os dois espaços estão preparados para receber as escolas do Oeste.
A Banda da Armada irá actuar na noite de 18 de Maio na Ribeira Velha, mas durante os fins-de-semana, pequenos grupos da banda vão animar o Mercado Municipal, a Ribeira Velha, a Praça Jacob Rodrigues e o Fórum Parreirinha.
O Aquário Vasco da Gama, o Museu da Marinha, o Planetário Gulbenkian e a Fragata D. Fernando II e Glória estarão disponíveis para visitas com entradas gratuitas e haverá um concerto solidário em Lisboa, oferecido pelo Rotary Club local, em que a receita reverte para a CerciPeniche.
Do programa consta ainda uma homenagem aos pescadores no dia 19 de Maio, às 15h00, no Monumento ao Pescador, e as cerimónias religiosas, na igreja de São Pedro, e militar, na Ribeira Velha, com a presença do ministro da Defesa Nacional (ambas na manhã de 20 de Maio).
O evento foi apresentado no passado dia 20 de Abril em Peniche pelo porta-voz do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada, Fernando da Fonseca.
Estão também previstas três palestras: uma para formar os surfistas a fim de serem os primeiros socorristas (Surf Salva), outra para sensibilizar a comunidade para uma maior cidadania marítima, e ainda outra dirigida aos pescadores (Mar Seguro). Estas têm especial pertinência numa época em que “tem havido acidentes porque as pessoas não ouvem as recomendações e os alertas”.
Fernando da Fonseca disse que o evento tem como principais objectivos a aproximação da população à Marinha, mas também prestar homenagem às gentes de Peniche e concelhos vizinhos. “É uma honra voltar a uma terra que nos diz muito”, afirmou.
Todas as actividades são gratuitas. Para os baptismos de mar devem ser feitas inscrições através do e-mail: capitania.peniche@amn.pt.

- publicidade -