Na madrugada do dia 16 de Julho, uma acção policial desenvolvida em conjunto pela Polícia Marítima de Peniche e pela GNR, apreendeu na praia do Baleal, centenas de doses de haxixe, liamba, canábis, cocaína e três armas brancas. Foram ainda detidos três indivíduos e instaurados 15 autos de contraordenação por posse de estupefacientes.
Nesta operação foi também efectuada uma revista a dois bares, que comportavam no seu interior quase 1500 pessoas, com o objectivo de reforçar a segurança naqueles espaços. A GNR transmitiu que os locais de diversão nocturna junto ao Baleal têm sido por várias vezes referenciados pela existência de diversas queixas crime por agressões e intervenções de emergência médica por consumo excessivo de drogas e álcool, daí que se tenha planeado esta mega operação.
DETIDO POR CAPTURA ILEGAL DE AVES
Também no concelho de Peniche, em Ferrel, no dia 20 de Julho, o Núcleo de Protecção Ambiental das Caldas da Rainha deteve um homem de 50 anos por suspeita de captura ilegal de aves. Foram apreendidos 30 pintassilgos carduelis carduelis, um pintarroxo carduelis canabina, assim como um reprodutor electrónico, nove estacas de ferro, duas gaiolas artesanais, dois bebedouros, um elevador de aves em madeira, um aparelho de chamariz e uma rede de palma. As aves foram devolvidas ao seu habitat natural e o detido constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
CONDENADA A SEIS ANOS DE PRISÃO POR FURTOS A RESIDÊNCIAS
Já no dia 14 de Julho, o Tribunal de Leiria condenou a seis anos de prisão efectiva uma mulher, residente no Cintrão (Bombarral) por seis crimes de furto qualificado em residências nos concelhos de Caldas, Peniche e Alcobaça. O acórdão do tribunal deu como provado que, entre os dias 20 e 26 de Dezembro do ano passado, esta mulher “introduziu-se em seis residências situadas na zona Centro, designadamente em Atouguia da Baleia, Tornada, Cela, Feteira e Macalhona, e do seu interior retirou diversos bens”.
Entre os objectos roubados constavam anéis, fios, brincos, argolas, medalhas e pulseiras em ouro e em prata, bijutaria diversa, óculos, telemóveis, malas, carteiras, relógios, um televisor LCD, um computador portátil e vários eletrodomésticos, que acabaram por ser apreendidos pela GNR, no âmbito de buscas domiciliárias efectuadas na residência da arguida e na da sua filha.
Nas Caldas da Rainha, no dia 19 de Julho, a PSP deteve um jovem de 18 anos por ter conduzido um ciclomotor sem ter carta de condução, e outros dois de 16 e 17 anos, por estarem na posse de armas brancas (uma faca tipo borboleta e uma soqueira).
Já no dia 21 de Julho, a PSP também deteve uma jovem de 23 anos por posse de heroína e haxixe, suficiente para a confecção de 17 e 18 doses individuais, respectivamente, e que valeriam no total cerca de 109 euros. Todos estes detidos foram notificados a comparecer às autoridades judiciarias competentes.
Ainda no dia 21 de Julho foi detido pela PSP um homem de 51 anos, em virtude de contra o mesmo existirem mandados de detenção e condução, emitidos pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. Este individuo foi entregue ao Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha, para cumprimento de 36 dias de prisão, pelo crime de condução de veículo em estado de embriaguez.
No dia 24 de Julho, a PSP deteve dois homens por condução sob a influência de álcool. Estes tinham 57 e 43 anos e conduziam automóveis ligeiros de passageiros com uma taxa de álcool no sangue de 1,30 g/L e 1,65 g/L, respectivamente.