Mercado Medieval com palestras sobre o fogo na Idade Média

0
819
O fogo estará em destaque na edição deste ano (foto de arquivo) | F.F.

O Mercado Medieval de Óbidos – que este ano tem como temas o fogo, festa e folgança – abre portas na próxima quinta-feira, 18 de Julho, prolongando-se até 4 de Agosto, entre quinta-feira e domingo. O evento decorre na cerca do castelo e contará com a participação de 70 artesãos e mercadores oriundos de todo o país. Haverá também cerca de 16 tabernas e tascos e a música será garantida pelos grupos Goliardos, Xamaril, Manta de Ourelos, Cornalusa, Alvorada, Jograis d’el Rei, Trabucos, Neiva, Loa Trovadoresca e Scallarium. Haverá também animação de rua, cuspidores de fogo, malabares e teatro, com os grupos Charneca, Malatitsh, Anymamundy, Fire Dragons, Animatus, 3 irmão, Jenus e Habitus.
Os Cavaleiros de Ribadouro e a Ilustre Cruzada irão dinamizar os torneios.
Esta edição terá como novidade a realização de duas palestras por semana sobre as facetas e importância dos diferentes tipos de fogo que moldavam a vida da Idade Média. Na sexta-feira, dia 19, pelas 15h30, o professor universitário Pedro Barbosa irá falar “Do ignis purgatorium ao fogo da purificação” na Casa Saramago.
Uma hora depois, o docente Fernando Pereira, abordará o “Inferno com poucas chamas, algumas paixões e muitos medos”, uma proposta de leitura das estratégias e mecanismos de significação do painel “Inferno”, do Museu Nacional de Arte Antiga.
A 26 de Julho à tarde especialistas irão abordar “O Fogo, um dos Símbolos da Crença Apocalíptica” e “O Fogo: Entre as Trevas e a Luz”, no Museu Abílio, seguido de mesa redonda. As palestras terminam a 2 de Agosto, na Casa Saramago, com as temáticas do fogo do Inferno e do Purgatório e o fogo na Idade Medieval.
O bilhete para o Mercado Medieval custa sete euros, sendo a entrada gratuita para menores de 12 anos.