Em pouco mais de uma semana o Movimento Peniche Livre de Petróleo conseguiu reunir mais de 2000 assinaturas numa petição dirigida à Assembleia da República que pede que os contratos de prospecção e exploração de petróleo nas bacias de Peniche e Lusitânica sejam cancelados.
O documento explica que os signatários consideram que “os riscos ambientais e socioeconómicos desta actividade são muito elevados” e que “os contratos foram negociados e assinados sem consulta pública, num processo pouco transparente”.
Quem assina a petição considera ainda que “Portugal deve dar prioridade à produção de energias renováveis”, que “os territórios sem historial petrolífero devem manter-se intocáveis” e que “os contratos em causa têm contrapartidas financeiras insignificantes para o Estado português”.
O documento foi lançado no dia 28 de Agosto, nas Berlengas e, até à passada terça-feira, já tinha reunido mais de metade das 4000 assinaturas necessárias para ser levado à Assembleia da República. A actriz e modelo Sónia Balacó, natural de Peniche e que desde início se tem associado à causa, também esteve presente.
A assinatura on-line está disponível no site do movimento: www.penichelivredepetroleo.wordpress.com, tal como a versão em PDF, que permite a impressão do documento para recolher assinaturas presencialmente.