Pequenos em estatura, mas grandes em talento, os minidesigners Ricardo Fonseca e Andreia Querido, estão a dar cartas nas áreas do design de interior e ambientes, comunicação, design de produto e packaging (criação de embalagens). O projecto do casal nasceu em inícios de 2010, depois de ambos terem tirado o curso na ESAD e no seu portfólio estão trabalhos como a decoração de alojamentos locais como o boutique hotel 19Tile ou os apartamentos Bordallo.
Na ESAD, onde estudou design de comunicação e multimédia, Andreia Querido era tratada pelos colegas como a mini designer. O nome acabaria por ficar e ser adoptado para o projecto que desenvolve com o marido, o também designer Ricardo Fonseca. “Normalmente ninguém quer ser mini, toda a gente gosta de pensar em grande. Nós somos o inverso, se calhar pelo tamanho…”, brinca Ricardo Fonseca, salientando que muitos clientes também mostram curiosidade com o nome que adoptaram.
Andreia é caldense e Ricardo é beirão. Ele veio estudar para a ESAD, em 1999, e acabou por ficar na cidade onde, depois da licenciatura em Design Industrial, começou por trabalhar num espaço comercial. Nas horas livres fazia trabalhos para clientes como a Blitz Design, da Marinha Grande.
Andreia começou por estagiar no departamento gráfico do Oceanário de Lisboa, até que em inícios de 2010 juntou-se ao companheiro para trabalharem no seu próprio negócio. O primeiro cliente foi a Bombondrice, uma empresa caldense que já tinha a marca criada mas que precisava de alguém que lhes desse apoio na área da comunicação.
Desde então já foram muitos os clientes que os procuraram para criação de uma marca para uma empresa ou objecto, comunicação do produto, criação de embalagens ou decoração de espaços. Há também casos em que fazem todo o trabalho, o que denominam de 360º, ou seja, são eles quem concebe o logótipo, fazem a comunicação interna dos espaços e o projecto de decoração. Nestes casos, a comunicação acaba por ser “mais equilibrada”, diz Ricardo Fonseca, dando como exemplo o trabalho realizado com o alojamento local 19 Tile, situado na Rua General Queirós, nas Caldas.
O cliente contactou os Minidesigners quando adquiriu o imóvel e ainda nem tinha marca. Tinha a certeza que queria aliar o alojamento à cerâmica local e deixou a transformação do espaço nas mãos destes profissionais, que conceberam a marca e a sua imagem, bem como a decoração, que nos espaços sociais conta com peças do Laboratório das Estórias e da Molde, enquanto que os quartos são assinados por ceramistas contemporâneos.
Mas também os jovens designers (Andreia tem 35 anos e Ricardo 38) foram desafiados a criar um painel, de grandes dimensões, com azulejos da fábrica de cerâmica Molde, que se encontra frente à recepção do boutique hotel.

INSPIRADOS EM BORDALLO
Outro dos projectos de decoração de interiores, assinado pelo Minidesigners Studio, é o Bordallo’s Prime Apartments, que tem como inspiração o artista português Rafael Bordallo Pinheiro. Os três apartamentos, situados na Praça da República, possuem uma decoração vintage e a cada um foi atribuído o nome das publicações deste artista, como a Lanterna Mágica, António Maria e Paródia. “Achámos que poderia ser importante a quem vem visitar o espaço conhecer mais do artista, através da sua obra”, explicou Andreia Querido, especificando que cada apartamento, além de peças cerâmicas tem réplicas de ilustrações.
Os jovens gostam de fazer trabalho de investigação e pesquisa e tentam “sempre pensar um pouco mais além do que aquilo que o cliente nos pede”, refere Ricardo Fonseca, destacando que num alojamento local, por exemplo, vendem-se experiências (no sentido de criar sensações) e não apenas dormidas. “Se pudermos desenvolver um conceito que permita ao cliente vender mais do que apenas dormidas, é óbvio que este ficará mais satisfeito e será benéfico para todos”, sintetiza.
O valor acrescentado do design
Também embalagens que protegem doces, azeite e vinho têm assinatura dos mini designers. Foram eles que criaram, por exemplo, a embalagem do pastel Pelicano, um bolo antigo das Caldas que foi recentemente recriado pelo grupo Calé, que detém as pastelarias Contradição.
Para desenvolver aquele projecto, foram visitar algumas gráficas antigas da cidade a fim de ver como funcionava a comunicação na altura e, com o apoio de Mário Lino (que conhecia as embalagens antigas), conceberam um grafismo moderno mas que, ao mesmo tempo, desse nota da história do pastel.
Também desenvolveram embalagens inspiradas nos bordados das Caldas, onde contaram com o apoio de uma antiga bordadeira, que os orientou com os pontos tradicionais, a temáticas e cores, que depois passaram a elemento gráfico, de modo a que fosse o mais fidedigno possível ao original.
Ao nível da marca fizeram o rebranding (novo logótipo) do Cencal, que está já a ser utilizado, assim como de várias empresas privadas na região.
Andreia Querido refere que começa a haver uma maior aposta das empresas no design. Lembra que há uns anos não havia muito o hábito de procurar profissionais para desenvolver o seu produto e quem o fazia procurava sempre empresas de fora, mas que agora já existe uma maior preocupação das empresas locais em comunicar e com qualidade. “As pessoas podem achar que o investimento a fazer é elevado, mas acabam por ter retorno pois se tiverem uma boa imagem vendem mais”, explica a designer. Também Ricardo Fonseca destaca que este trabalho criativo acrescenta valor ao produto e que “numa altura em que a imagem vende, é uma forma de conseguirem alguma especificidade e fazer a diferença”.
Novo site desde o início do ano
No início do ano lançaram o novo site, que já conta com o portfólio dos criativos. Têm trabalhado principalmente com clientes da zona Oeste, mas que também estão a desenvolver projectos em Lisboa, Sintra e Albufeira. Há projectos que são feitos em tempo recorde, mas outros que demoram anos, como é o caso de um alojamento local em que estão a trabalhar desde a sua construção, com a escolha de materiais para os revestimentos.
Todo este trabalho obriga a pesquisa e actualização das tendências por parte destes profissionais, tanto ao nível de decoração como da parte gráfica, pelo que anualmente tentam fazer uma viagem ao estrangeiro para estar em contacto com outras culturas, e também visitam feiras na área.
Actualmente os minidesigners estão a trabalhar na marca e decoração de uma nova imobiliária que vai surgir nas Caldas, denominada “O seu bairro”, assim como na criação de embalagens para a área alimentar e nos rebrandings de uma marca.
O Minidesign Estúdio fica localizado no 1º andar do nº 58 da Praça da República, janelas viradas para o mercado. Sempre quiseram estar no centro da cidade e “não há melhor sítio do que este”, contam à Gazeta das Caldas.