Misericórdia de Alfeizerão foi galardoada com o prémio “Alcoas d’Ouro”

0
619
- publicidade -

No dia 29 de Março teve lugar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão a Assembleia Geral para apresentação das contas da gerência do ano económico de 2014, que foram aprovadas por unanimidade assim como o respectivo Parecer do Conselho Fiscal.
O balanço das actividades de 2014 foi efectuado pelo provedor, José Luís Castro, que salientou, entre outros pontos, que a Misericórdia de Alfeizerão foi galardoada em 2014 com o  prémio “Alcoas d’Ouro” atribuído pelo jornal Alcoa, como a instituição de economia social que mais se distinguiu no ano de 2013 no concelho de Alcobaça.
Em 2014 a Santa Casa criou a Loja Social, situada na Rua 25 de Abril e lançou também a Oficina Social, destinada à manutenção das instalações da instituição e a efectuar pequenas reparações nas residências dos utentes ou membros da Irmandade. E criou ainda o Escritório Social para ajudar as pessoas em tarefas administrativas.
Os cuidados de saúde dos utentes mereceram uma especial atenção da Mesa Administrativa que aumentou o quadro de pessoal de enfermagem, passando a apoiar a população local nos tratamentos a efectuar nos fins de semana, uma vez que o Centro de Saúde se encontra encerrado nesses dias. Foi também celebrado um acordo de cooperação com o Centro de Bem Estar da Cela, que permite a utilização das piscinas dessa instituição para os utentes.
Em 2014 também se aumentou a cobertura dos serviços de ambulância durante 24 horas e aos fins de semana e feriados.
José Luís de Castro referiu que a Misericórdia foi admitida como membro de pleno direito na Confederação Nacional das Associações de Família, organismo não governamental a que pertencem grande parte das Misericórdias e dos municípios do país, entre as quais o de Alcobaça e Caldas da Rainha. Em face desta filiação, a Santa Casa participou na conferência realizada na Faculdade de Direito de Lisboa sobre direitos da população sénior no enquadramento jurídico nacional e internacional, tendo o seu provedor moderado um dos  painéis que contava com uma vasta delegação de quadros superiores do Governo de Macau e técnicos de Instituições de Solidariedade Social de apoio à terceira idade.

T. Antunes

- publicidade -