Misericórdia do Bombarral enfrenta novos desafios

0
610
- publicidade -

Santa Casa da Misericórdia do Bombarral funciona no Hospital Casimiro da Silva Marques

Com poucos dias no cargo, João Paulo Pedrosa, o novo diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria teve o seu primeiro ato oficial na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, no passado dia 26 de julho no Teatro Eduardo Brazão.
Luís Camilo Duarte cumpre o último mandato como provedor, cargo que mantém desde a reativação da instituição, ocorrida em 1999.
Na tomada de posse, João Paulo Pedrosa revelou que o distrito tem acordos de cooperação com o setor social que ascendem a 75 milhões de euros por ano. Quanto ao financiamento para a construção de estruturas residenciais para idosos, através do Programa Pares, deram entrada 83 candidaturas.
O dirigente da Segurança Social lançou o apelo às entidades locais para fazerem acordos com as autarquias e apresentem candidaturas para financiamento pelo PRR.
“Temos de encontrar novas respostas para a terceira idade”, salientou o dirigente, sugerindo estruturas residenciais mais pequenas, através da recuperação de casas abandonadas, por exemplo, que possam receber até seis idosos. “Desse modo, as aldeias não morreriam, a habitação degradada seria recuperada, criava-se mais emprego e, no fundo, havia uma nova resposta social em cada concelho”, sugeriu.
O provedor da Misericórdia do Bombarral prometeu que vai procurar “renovar e recuperar a organização” da instituição, garantindo que não vai deixar “passar ao lado as oportunidades” que o PRR vai trazer para o setor . Nesse âmbito, são necessárias “parcerias”, alertando que “concelho está muito envelhecido e tem uma grande carência na área social”.
Dirigindo-se ao presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, presente na sessão, o dirigente lançou o desafio para se construírem novas creches, para que “os casais jovens possam ficar a viver no Bombarral”. Esta é uma enorme carência no concelho.
Com cerca de 90 colaboradores, a Misericórdia do Bombarral tem em funcionamento no Hospital Casimiro da Silva Marques uma unidade de internamento com 40 camas, integrando a Rede Nacional de Cuidados Continuados. Dispõe, ainda, de outras valências na saúde e também no apoio social, nomeadamente o Serviço de Apoio Domiciliário no concelho. ■

- publicidade -