Moda reciclada mostra criatividade dos idosos de Óbidos

0
459
Cerca de 250 pessoas assistiram ao desfile na sala dos espelhos do Gaeirense

Vestidos feitos a partir de jornais, sacos de ráfia ou mesmo de copos de plástico foram algumas das originais propostas dos centros de convívio para a passagem de modelos que decorreu na tarde de 30 de Março na sala dos espelhos do Gaeirense, nas Gaeiras. Pela passerelle desfilaram utentes dos 12 centros de convívio da rede municipal que apresentaram as criações feitas, nos últimos meses, pelos próprios utentes das instituições com a colaboração das respectivas animadoras.
O convívio do programa Melhor Idade foi apresentado pelo radialista João Carlos Costa e reuniu cerca de 250 seniores do concelho de Óbidos. Catarina Ferreira, coordenadora deste programa municipal, explicou que os idosos ajudaram na recolha dos materiais, que depois reciclaram, tornando-os em verdadeiras obras de arte. E não faltaram alusões às próprias terras, como foi o caso do Sobral da Lagoa, em que os idosos usaram sacos normalmente utilizados para apanha da cebola na confecção da roupa, ou do Vau, que numa alusão à pesca, usou redes piscatórias.
Os aplausos da plateia mostraram o agrado das propostas apresentadas. Também Catarina Ferreira destaca a criatividade empregue na actividade, assim como o rigor da confecção. “Fiquei muito surpreendida com as propostas”, disse a responsável, que nota uma grande evolução nas propostas que têm vindo a ser apresentadas ao longo do tempo.

Fatos feitos a partir de papel, ráfia e copos de plástico, foram algumas das criações apresentadas

Os encontros dos centros de convívio têm uma periodicidade mensal e este foi organizado pelas Gaeiras. O próximo será uma missa no Bairro da Senhora da Luz. Para Maio está prevista uma actividade ligada ao fado.
De acordo com Catarina Ferreira estes encontros são uma “oportunidade dos idosos estarem uns com os outros e mostrarem o que fazem nos seus centros de convívio”.
Actualmente existem 12 centros de convívio no concelho, que contam com 350 idosos, que ali desenvolvem várias actividades, desde ginástica a passeios.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt